A Secretaria de Obras e Serviços Públicos adquiriu dois novos equipamentos de segurança, um gerador e um termovisor, que irão garantir mais qualidade aos serviços de manutenção e prevenção de acidentes já realizados na cidade.
O termovisor é um aparelho de tecnologia bastante avançada de avaliação de risco em potencial. Por meio da intensidade de calor, definida pelas cores geradas pelas imagens, pode-se detectar problemas nas redes e conexões elétricas, motores, bem como anomalias em fluxo de fluidos em estruturas de concreto armado. O termovisor é um equipamento semelhante às câmeras utilizadas nas corridas de Fórmula 1, que indica as zonas aquecidas dos carros quando estes param nos boxes.
O aparelho será utilizado nas áreas elétrica (para detectar aquecimento de origens diversas em equipamentos de média e baixa tensão e evitar a sobrecarga e curto circuito), mecânica (para verificar aquecimentos em eixos e rolamentos de motos-bomba e outros, onde há fonte de calor) e civil (na detecção de vazamentos de fluídos em estrutura de concreto armado e em isolação térmica).
O gerador será usado em áreas de emergência ou eventos que não contêm rede de energia elétrica da concessionária. O aparelho, da marca MWM, tem capacidade de 150KWA, é movido a óleo diesel e gera 220/127 V. É isolado acusticamente, podendo ser usado junto a aglomerações.
O secretário da Sosp, Alberto Rodrigues Casalinho, destacou a importância da aquisição desses instrumentos. “Eles vão facilitar a ação da Prefeitura em situações que exigem decisões rápidas e de manutenções preventivas”. O valor gasto com a compra desses equipamentos foi de R$ 147 mil.
Célia Sandreschi dos Santos