[img_assist|nid=3572|title=O pivô Bruno Rampinelli (55) e Kauê Eustachio são destaque no rebote do Santo André/Apaba|desc=|link=node|align=left|width=273|height=312]O basquete masculino do Santo André/Apaba, na categoria cadete (até 17 anos) foi convidado pela CBB (Confederação Brasileira de Basketball) para enfrentar a seleção brasileira sub-15, que se prepara para o 23º Campeonato Sul-Americano a será realizado de 2 a 9 de outubro, em Pasto, na Colômbia. A partida será disputada no Ginásio Celso Daniel, em Santo André, às 18h, e contará com grandes promessas do basquete masculino.
A equipe cadete do Santo André vem de vitória e está em franca ascensão no Campeonato Paulista da categoria. Na ultima rodada, venceu o líder Sesi-SP por 72 a 65 e está com 18 pontos na classificação geral -- um ponto a menos que o primeiro colocado. Wesley Andrade foi cestinha dessa partida com 22 pontos e Julio Cesar anotou 14.
Para enfrentar a seleção brasileira, do técnico André Germano, os andreenses entrarão em quadra com o armador Artur Affonso (5), o ala/armador Julio Cesar (15), o ala Marcos Danilo (99) e os alas/pivôs Fábio Júnior (14) e Kauê Estachio (17). Completam a equipe os armadores Henrique Pádua (18) e Mateus Dantas (7), o ala/armador Rodrigo Ítalo (4), o ala/pivô Thiago Leiro (71) e o pivô Jorge Maini, de 2,05m.
O time estará desfalcado de dois atletas de destaque internacional. O ala/pivô Wesley Andrade (9), de 1,92m e com apenas16 anos, e o pivô Bruno Rampinelli (55), que mede 2,08m e tem 17 anos. Ambos estão no Rio de Janeiro para atividade do Americas Team Camp, programa da NBA (liga norte-americana de basquete) patrocinado pela Nike. Ao todo, participam 40 atletas de Brasil, México, Argentina e Porto Rico. Dos 10 brasileiros, os dois andreenses foram selecionados para o evento.
Wesley é considerado por muitos especialistas como uma das grandes promessas do basquete masculino. O jovem tem freqüentes convocações para seleções de base e esteve com a mesma seleção brasileira sub-15, no Mundial do ano passado, também na Colômbia. O ala/pivô é cestinha do Paulistão na categoria infanto-juvenil, com média superior a 28 pontos por partida, além de cestinha da equipe na categoria cadete, com média de 18 pontos.
A APABA (Associação de Pais e Amigos do Basquetebol de Santo André), em parceria com poder municipal, cuida do esporte de base em Santo André, através do Departamento de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. A APABA possui as categorias pré-mini, mini, mirim, infantil, infanto-juvenil, cadete e juvenil.
O site oficial da CBB disponibiliza informações dos atletas convocados para o Sul-Americano, e que enfrentarão a equipe do Santo André, em www.cbb.com.br.
Serviço:
Amistoso Seleção Brasileira sub-15 X Santo André/Apaba (categoria cadete)
Data: sábado (25), às 18h.
Local: Ginásio Parque Celso Daniel (Avenida Dom Pedro II, 940 – bairro Jardim)
Entrada gratuita
Thiago Oliveira