[img_assist|nid=3592|title=A população poderá ver os trabalhos produzidos pelos alunos das escolas, entrer 8 e 10 anos|desc=|link=node|align=right|width=640|height=426]O sucesso da visitação e o grande interesse das escolas da cidade fizeram a Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) prorrogarem a exposição dos trabalhos relacionados aos programas de educação ambiental “Caminho das Águas” e “Caminho dos Resíduos Sólidos". Agora o evento vai até 14 de outubro na Sabina – Escola Parque do Conhecimento.
A exposição é realizada pelo Departamento de Gestão Ambiental, por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa, em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Santo André.
A população poderá ver os trabalhos produzidos pelos alunos das escolas (faixa etária entre 8 e 10 anos),que participaram dos projetos “Caminho das Águas” e “Caminho dos Resíduos Sólidos”.
De acordo com a Gerente de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa, Eriane Justo Savoia, “o projeto é realizado para aprimorar o senso de responsabilidade dos alunos, professores e comunidade”.
O projeto de educação ambiental se divide em duas etapas. A primeira fase as crianças vivenciam o Projeto Caminho das Águas e a segunda o Caminho dos Resíduos Sólidos.
Eriane explica que a primeira etapa tem como objetivo “conhecer o percurso da água desde a nascente até a chegada às torneiras das residências, estimulando alunos, professores, funcionários e comunidade local, para a discussão sobre a importância da preservação dos recursos hídricos”. Os resultados esperados dessa etapa são: a multiplicação (por parte das escolas) das informações recebidas; sensibilização a comunidade escolar e o seu entorno para a questão da preservação dos recursos hídricos; e ter atitudes voltadas para evitar o desperdício de água.
A segunda etapa tem como objetivo, por meio da exposição que acontecerá no Sabina, conhecer o caminho dos resíduos sólidos desde o consumo, produção até a disposição final, estimulando e despertando o interesse dos alunos, professores, funcionários e comunidade do entorno das escolas para o problema ambiental relacionado à produção, disposição e tratamento dos resíduos sólidos na cidade. Um dos resultados esperados, além dos já citados, é a sensibilização dos 5R’s (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar).
A participação nos projetos é de, aproximadamente, 850 pessoas incluindo alunos, professores, assistentes pedagógicas, diretoras da rede municipal de ensino e comunidades do entorno das escolas.
SERVIÇO:
Exposição projetos ‘Caminho das Águas’ e ‘Caminho dos Resíduos Sólidos’
Local: Sabina Escola Parque do Conhecimento (Rua Juquiá, s/nº, Bairro Paraíso – entrada na altura do nº 135).
Datas: até dia 14 de outubro de 2010
Funcionamento: Terça-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, apenas para escolas e grupos agendados; aos fins de semana e feriados, aberta ao público das 9h às 17h30, com fechamento da bilheteria às 16h.
Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 10, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos.
Informações: tel. (11) 4422-2001.