[img_assist|nid=3648|title=Homens da GCM e polícias Militar e Civil participam de operação na Vila Bastos|desc=|link=node|align=left|width=310|height=202]A operação realizada pela Prefeitura de Santo André na Vila Bastos, por meio da Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito (SSPUT) e da Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com os comandos das polícias Militar e Civil, continua obtendo êxito. Pelo terceiro final de semana consecutivo, a região não registrou furto de veículos. A ação prossegue nos próximos finais de semana, sem data para terminar.
A ação, que começou no dia 10 de setembro, já registrou 45 autuações de veículos estacionados de maneira irregular, 220 abordagens em transeuntes, 120 consultas de RGs e 40 fiscalizações em veículos e motos, sendo oito destes apreendidos. Além disso, localizou um veículo que havia sido roubado.
Outro ponto que a operação quer coibir são atos libidinosos promovidos por garotos de programa que atuam na região. No último dia 17, durante abordagem e busca pessoal na esquina das ruas Dona Carlota com Dona Júlia, a Polícia Militar abordou e encaminhou ao 1º Distrito Policial um homem que tinha duas passagens por furto e confessou que estava no local em busca de “programas”.
A Praça Kennedy é o local de partida para a atuação dos policiais, que monitoram, principalmente, o quadrilátero formado entre as avenidas José Caballero, Portugal e Lino Jardim e a Rua Gonçalo Fernandes, além de vias adjacentes.
Conseg
O Conseg Centro Santo André tem papel fundamental nas operações na Vila Bastos ao atuar como porta-voz da comunidade local, fazer sugestões e apontar problemas relacionados à segurança na região. Os Consegs são grupos de pessoas do mesmo bairro que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as diversas lideranças locais.
As reuniões são mensais, realizadas à noite, e em imóveis de uso comunitário, segundo agenda definida por período anual. A Secretaria de Segurança Pública tem como representantes o comandante da Polícia Militar da área e o delegado titular do Distrito Policial correspondente ao bairro.