[img_assist|nid=3763|title=Exposição Cores, Cantos e Contos, na Sabina, terá apresentações teatrais com personagens da fauna brasileira|desc=|link=node|align=center|width=640|height=426]A Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, tem programação especial para os visitantes neste mês das crianças. Funcionários fantasiados de personagens infantis, pinturas faciais, teatro de fantoches e esculturas com bexigas são apenas algumas das novidades que o espaço reserva para a garotada nos dias 9, 10, 12, 16 e 17 de outubro.
Nestas datas, no piso Superior, entre os experimentos de física e o famoso Gerador de Van Der Graaff (equipamento que deixa os cabelos em pé), Os Sombras prometem animar o público ao imitar quem passeia pelo local. Além disso, no mesmo piso, acontecerão oficinas de Origami. Todas as atividades são gratuitas e não é necessário fazer inscrição antecipada.
No espaço dedicado a crianças com idade até 4 anos, o Trakitanas, haverá pintura facial, confecção de balões e construção de brinquedos com material reutilizado. Na Sala da Vida, onde estão os dinossauros, o pinguinário e o aquário, acontecerá teatro de fantoche sobre animais marinhos. As crianças poderão ainda aprender a fazer instrumentos musicais, como berrantes de PVC, chocalhos e tambor de bexiga nas oficinas promovidas pelos monitores do Projeto de Musicalização .
Ensinar noções de teoria musical também é a proposta da nova exposição da Sabina chamada Cores, Cantos e Contos do Brasil, inaugurada no início de setembro. A mostra, desenvolvida especialmente para o espaço, traz personagens do folclore como a Iara e o Curupira e muita cor. Histórias brasileiras e músicas se integram em apresentações teatrais que acontecem às 11h e às 15h.
Sabina
Voltada ao aprendizado de crianças a partir dos 4 anos, a Sabina atende, durante a semana, prioritariamente, escolas agendadas. Nos finais de semana e feriados recebe o público em geral. Entre as atrações estão dinossauros, incluindo a única réplica existente na América Latina do esqueleto de um Tyrannosaurus rex, com 12,8 metros de cumprimento; e um Ceratosaurus nasicornis animatrônico (robô), de 6 metros, que se movimenta e emite sons, além de 23 pinguins de Magalhães, instrumentos musicais gigantes, simuladores e mais de 60 experimentos de física.
O projeto da Secretaria de Educação tem como objetivo fazer com que a Sabina atue com um grande laboratório para as escolas da cidade, de forma que o conhecimento aconteça de forma lúdica. A ideia é provar que é possível aprender Ciência brincando e que a tecnologia é muito mais acessível do que crianças e adultos imaginam.
Veja abaixo a programação:
Piso Superior
Dias 9,10,12,16 e 17 de outubro
Oficina de Origami – das 9hs às 16hs
Os Sombras na Sabina – das 13hs às 16hs
Sala da Vida
Teatro de Fantoches
Sessões às 10h, 11h, 14h e 15h.
Recepção/Trakitanas
Pintura facial – das 9h às 16h
Escultura com bexigas – das 9h às 16h
Confecção de brinquedos com materiais reciclados – das 9h às 16h
Auditório
Oficinas de confecção de instrumentos musicais:
Horários:9h30 e 14hs – Berrantes de PVC
10h , 11h, 14h30 e 15h30 – Chocalhos10h30 e 15h – Tambor de bexiga
11h30 e 16h30 – Musicalização com os instrumentos construídos
Exposição
Cores, Cantos e Contos do Brasil
Apresentações teatrais sobre música e folclore às 11h e às 15h
SERVIÇO:
sabina Escola Parque do Conhecimento de Santo André
Local: Rua Juquiá, s/nº, bairro Paraíso (entrada na altura do nº 135).
Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 10, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos.
Horário de funcionamento: das 9h às 17h, com fechamento da bilheteria às 16h.
Informações: (11) 4422-2001
Paola Zanei Bonilha