[img_assist|nid=3784|title=Parceria entre a SOSP e o Semasa irá limpar os resíduos das eleições|desc=|link=node|align=left|width=228|height=304]A Prefeitura de Santo André preparou uma estratégia especial para limpar a cidade dos resíduos provocados pelas eleições do último domingo (03). O objetivo é eliminar o mais rápido possível o grande volume de papeis descartados nas ruas e calçadas, além de retirar os cavaletes de madeira instalados no município.
A ação envolve uma verdadeira força-tarefa formada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SOSP) e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).
De acordo com o secretário-adjunto da SOSP, Dovílio Ferrari Filho, tanto o DPAV (Departamento de Parques e Áreas Verdes) quanto o DVP (Departamento de Vias Públicas) estarão engajados na remoção dos resíduos. “O tempo úmido atrapalha um pouco, mas queremos tirar todos os cavaletes da cidade em dois dias, encaminhando o material para triagem e reciclagem das cooperativas instaladas no Aterro”, explica.
Desde de domingo (03) foram aplicados dois tipos de varrição, a manual e a mecanizada para agilizar a limpeza. O trabalho foi dividido em equipes e cada grupo é direcionado para uma área pré-definida, priorizando os maiores colégios eleitorais.
No domingo (03) o Centro e o Bairro Casa Branca foram limpos; segunda (04) foi a vez da região do 2º Subdistrito; ontem (05) a equipe está trabalhando na região do Bairro Campestre e Vila Palmares; hoje (06) a região da Vila Pires receberá a limpeza em massa; amanhã (07) o Semasa estará na região do Jardim Santo André; na sexta-feira (08) a região do Jardim Cristiane receberá os serviços e no sábado (09) a região do Bom Pastor será atendida. Com a conclusão desse roteiro, todo o volume de papel acumulado na cidade será coletado.
O gerente de Varrição e Limpeza Manual do Semasa, Fernando Arlei Cruseiro, destaca as dificuldades desse tipo de trabalho. “Além do tempo chuvoso, o maior empecilho são os carros que ficam estacionados em algumas vias da cidade, dificultando a limpeza”, informa. No esquema de varrição especial, os garis começaram o seu trabalho às 7h da manhã e ficam até as 15h20 em ação.