O prefeito de Santo André, Dr. Aidan Ravin, deu pontapé inicial em partida histórica para o futebol amador andreense neste sábado (16), às 11h. O confronto entre astros do futebol do passado contra selecionado masters de jogadores de várzea da cidade marcou a abertura do maior campo de grama sintética do Grande ABC e um dos maiores do país: o campo distrital de futebol Cidade dos Meninos, no Parque Novo Oratório. A inauguração do gramado, antes de terra batida, contou com a presença de alguns dos mais importantes nomes do futebol brasileiro.
“Santo André ganha um espaço nobre para o lazer e esporte. Os munícipes da região têm mais de 6.500 metros quadrados para convívio com a família. Estamos felizes por oferecer mais qualidade de vida ao andreense. E o nosso futebol amador ganha um espaço fantástico para que os atletas possam desenvolver cada vez melhor o esporte mais popular do mundo,” comemorou Aidan. Com 65 por 100 metros, o local atenderá ao futebol amador (várzea), à comunidade e às escolinhas de futebol da cidade. A Prefeitura investiu cerca de R$ 600 mil na revitalização do espaço.
Dentro de campo, muitos craques do futebol brasileiro revelados nos campos de várzea: Dorval (integrante do fabuloso ataque santista da década de 60, ao lado de Pelé, Coutinho e Pepe), Basílio (ex-meia corinthiano e autor do histórico gol de 1977 que quebrou o jejum de títulos alvinegro), João Paulo (ex-Seleção Brasileira, Santos e Corinthians) entre outros, estrearam oficialmente o gramado. “Quantas meninos a gente não viu hoje feliz com a inauguração deste espaço? Iniciativas como essa do prefeito Dr. Aidan Ravin motivam, estimulam e fazem com que essas crianças vejam que o futebol de várzea não vai acabar”, elogiou o ex-jogador corinthiano Basílio.
As modificações e os investimentos feitos pela Prefeitura de Santo André no local não foram direcionados apenas para o gramado. O espaço recebeu iluminação especial, o que facilitará o lazer e entretenimento da comunidade também no período noturno. O alambrado ganhou reforço e manutenção, dando maior segurança para atender ao público. Com o retorno às origens do futebol amador, o Cidade dos Meninos passa a ter capacidade para três mil expectadores.
A FIFA, entidade que regula a prática do futebol no mundo, exige 45 por 90 metros de medidas mínimas para oficializar campo para a prática da modalidade. Sendo assim, o Cidade dos Meninos também poderia receber partidas e torneios oficiais. A região tem experiências com gramados artificiais como sedes de jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior e da segunda divisão do Campeonato Paulista.
A expectativa é que outro campo distrital de futebol de Santo André, ainda não definido, seja totalmente reformado no próximo ano para levar lazer e esporte para a população. Esse tipo de ação, em conjunto com o Fundo de Apoio ao Futebol Amador da cidade, beneficiam, incentivam e resgatam a prática dessa grande paixão do brasileiro, que perdeu espaço nos últimos anos com o crescimento das quadras particulares de futebol society.