[img_assist|nid=3931|title=Judoca andreense, de branco, na disputa do Grande Prêmio Paulista, disputado em agosto|desc=|link=node|align=left|width=320|height=240]O judô masculino de Santo André participa neste sábado (16), a partir das 9h, da repescagem do Grand Prix Nacional de Judô, disputado em Salvador. Com uma equipe jovem e renovada, liderada nos tatames por Marcos Antônio de Lima Júnior, de apenas 22 anos, os andreenses enfrentam Jequiá-RJ, Sesc-BA e Unisul-SC, valendo a permanência de apenas duas equipes na elite da competição em 2011.
Na edição passada, os andreenses terminaram na nona colocação e garantiram a permanência na elite do torneio, onde permanecem as dez melhores do País. Duas caem para as disputas classificatórias. “Esperamos repetir o mesmo desempenho de 2009. É claro que as dificuldades são maiores, pois nos falta experiência, mas acredito que temos grandes talentos na equipe,” explicou José Gildemar de Carvalho, conhecido como Gil, coordenador do judô da cidade.
Estreando pelo grupo D, diante de duas das favoritas da competição, os andreenses fizeram confronto equilibrado, mas não avançaram às semifinais da competição. A FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências), rede baiana de ensino com trabalhos no nordeste do País, e aquipe Castelo Branco, com investimentos que se aproximam de meio milhão de reais, passaram à etapa seguinte. Classificaram-se ainda do grupo A o Minas Tênis Clube e Sogipa; do grupo B, São Caetano e Flamengo e do grupo C, Barueri e Rogério Sampaio/Santos.
Os destaques de Santo André foram o peso-pesado Marcos Antonio de Lima, que venceu suas duas lutas por ippon sobre Horacio Maciel (FTC) e Takashi Haguihara, da Castelo Branco. Já o meio médio Cristiano Carrion chegou a empatar com Juramilto Conceição, de seleção brasileira, mas as boas atuações não foram suficientes para classificar a equipe.
“Passamos por um processo de reformulação em Santo André. Saíram atletas mais experientes e passamos a trabalhar com a base e jovens promessas. Assim, abrimos mão de resultados mais expressivos de imediato, mas visando algo maior lá na frente. Quem sabe as Olimpíadas. Temos talentos para isso. O Marcos é exemplo desse trabalho,” elogiou Gil.
Além de Junior, que compunha a seleção brasileira até 2008, o judoca João Paulo Zago, campeão brasileiro sub-21 no ano passado, e Jhonny Kojun Chibana, de 23 anos e com títulos em Jogos Regionais e medalhista de Jogos Abertos do Interior, são outros importantes competidores da cidade. O jovem Matheus de Moraes, pré-juvenil de 14 anos é outra grande aposta da comissão técnica. Mateus que não foi ao torneio, foi descoberto nas escolas de esporte da cidade e convidado para as categorias de base. Apesar da pouca idade tem porte de gente grande: 1,90 m de altura e pesa 110 kg.
Na programação deste sábado, serão realizados também os confrontos entre os oito classificados, valendo vaga às finais. A decisão do Grand Prix será disputada no dia 23, no clube do Juventus (SP). As finais contarão com transmissão dos canais Sportv e Record News.
O judô de Santo André tem apoio do Auto Shopping Global, que cede os materiais esportivos para treinamentos e competições. A equipe é mantida pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Santo André, por meio do Departamento de Esporte.
SERVIÇO:
Grand Prix Nacional de Judô
Data: Sábado (16), a partir das 9h
Local: Ginásio do Sesc Piatã (Avenida Otávio Mangabeira, s/n, Salvador – Bahia)
Thiago Oliveira
para receber informações atualizadas sobre esportes.