[img_assist|nid=3965|title=Turnê passará por quatro cidades|desc=|link=node|align=left|width=315|height=210]Fecho os Olhos e Fico Invisível, espetáculo de finalização da Turma III do curso Formação Avançada em Dança Contemporânea da Escola Livre de Dança (ELD) de Santo André inicia nesta terça-feira (19), no Teatro Municipal Euclides Menato (19), em Ribeirão Pires, às 20h, turnê que visitará por quatro cidades.
O grupo passará ainda pelo Teatro Clara Nunes (21), em Diadema, pelo Centro Cultural Monte Azul (22), em São Paulo, pelo Teatro Timochenco Wehbi (24), em Sâo Caetano, e pelo CEU Guarapiranga (30), também na capital paulista. No dia 13 novembro haverá mais uma apresentação no Teatro Clara Nunes. Todos os espetáculos estão marcadas para as 20h com entrada gratuita.
A grande estreia foi feita no último dia 5 Teatro Municipal de Santo André. A montagem, orientada pelas professoras Alessandra Fioravanti e Fabiana Villas Boas, é o resultado da pesquisa de 21 alunos que, ao longo de três anos de curso, tiveram aulas práticas e teóricas na linguagem da dança.
A formatação do espetáculo começou no início deste ano e o mote foram as angústias e os desejos despertados na turma. “Os alunos dividiram-se em grupos e discutiram o que sentiam e gostariam de trabalhar”, explicou Alessandra, que também é coordenadora pedagógica da ELD.
O fruto deste processo é um espetáculo que explora diferentes universos infantis. Temas como violência, carinho, intolerância, generosidade, medo, inconsequência e coragem deram a tônica das coreografias.
Durante os três anos de curso, os alunos, que têm entre 18 e 35 anos, passaram por transformações que ficaram evidentes na visão de Alessandra. “A principal mudança durante o curso foi na parte reflexiva, apesar de que eles (alunos) achavam que a corporal seria mais nítida. Isso é conseqüência do trabalho”, conclui.
Apesar de ser uma escola livre, muitos participantes já trabalham na área como arte-educadores ou bailarinos em diversas companhias. Disciplinas como técnica clássica e contemporânea, história da dança, anatomia para o movimento, video-dança, psicologia da arte e didática aplicada à dança, entre outras, são ministradas nas aulas do curso Formação Avançada.
ELD
A Escola Livre de Dança é responsável em realizar formação continuada no Centro de Dança de Santo André, espaço da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da Prefeitura de Santo André. Atualmente o local atende 390 pessoas.
Além da ELD, o Centro de Dança oferece cursos livres como danças brasileiras, contemporânea, do ventre, street dance e de salão no Núcleo de Adultos. Há também o Núcleo Preparatório para crianças a partir de cinco anos.
[img_assist|nid=3966|title=Espetáculos têm entrada gratuita|desc=|link=node|align=right|width=315|height=210]SERVIÇO:
Fecho os Olhos e Fico Invisível
Data: terça-feira (19), às 20h.
Local: Teatro Municipal Euclides Menato (Avenida Brasil, 193 – Jardim Itacolomy – Ribeirão Pires).
Data: 21 de outubro, às 20h.
Local: Teatro Clara Nunes (Rua Graciosa, 300 – Centro – Diadema).
Data: 22 de outubro, às 20h.
Local: Centro Cultural Monte Azul (Avenida Tomás de Souza, 552 – Jardim Monte Azul – Campo Limpo – São Paulo).
Data: 24 de outubro, às 20h.
Local: Teatro Timochenco Wehbi (Rua Visconde de Inhaúma, 730 – Bairro Nova Gerty – Sâo Caetano).
Data: 30 de outubro, às 20h.
Local: CEU Guarapiranga (Estrada Da Baronesa, 1120 – Campo Limpo / M'Boi – São Paulo).
Data: 13 de novembro, às 16h.
Local: Teatro Clara Nunes (Rua Graciosa, 300 – Centro – Diadema).
Classificação etária: Livre.
Informações: (11) 4438-5021.
Entrada gratuita.