[img_assist|nid=4025|title=Combate à dengue integra ações do Programa Cidade Interativa|desc=|link=node|align=left|width=307|height=205]A Prefeitura de Santo André não dá vez ao mosquito da dengue. Neste sábado (23), mais uma grande ação de combate à dengue será realizada envolvendo 25 agentes entre supervisores e coordenadores, percorrendo os bairros Vila Príncipe de Gales e Vila Alzira.
Além de ação educativa, as equipes do Departamento de Vigilância à Saúde (DVS), por meio do Programa Cidade Interativ,a farão vistorias para o controle de pragas urbanas. No total, 12 quarteirões serão trabalhados sem descanso, na busca da larva do Aedes Aegipty, mosquito causador da doença.
A administração municipal andreense trabalha com calendário pré-definido de combate à doença. Durante todo o ano, sem interrupções, as ações levam diariamente equipes do DVS a feiras livres e pontos específicos da cidade. Além disso, 10 mutirões já foram realizados desde o início deste ano, com saldo de 20 mil visitas realizadas pelas equipes de combate à dengue em residências.
Nova identidade visual
A cruzada contra a dengue inclui indumentária própria. Desde junho, agentes de combate à dengue circulam pela cidade com novos uniformes, em uma ação pioneira da administração do prefeito Dr. Aidan Ravin com vista na efetividade do trabalho. “Muitos moradores relutam em receber as equipes justamente por não creditar confiança nos agentes que batem à sua porta. Por isso a criação de uma identidade própria das equipes é fundamental no sucesso do trabalho dos agentes”, concluiu Dr. Aidan.
Os uniformes são compostos por crachá de fácil identificação, camiseta, calça, sapatos, bolsa, boné e squeeze para que os funcionários se mantenham hidratados. No verão haverá distribuição de filtro solar para as equipes.
Além da entrega dos kits, uma parceria firmada com a Secretaria da Educação promove uma divertida visita do teatro de fantoches às escolas do município a fim de orientar as crianças, desde cedo, sobre os perigos da dengue, tornando-os multiplicadores do combate à doença dentro de suas casas.
Cidade Interativa
Representantes do programa inovador da Prefeitura de Santo André realizam pesquisa com os moradores da região para levantar as principais demandas dos bairros. Com base nessas informações, a administração mobiliza as áreas responsáveis para executar as ações solicitadas.
Os serviços mais complexos são analisados e seguem para planejamento e orçamento próprios. Os moradores podem acompanhar a todas as etapas do programa pelo site www.cidadeinterativa.sp.gov.br, participando, inclusive, com sugestões e críticas.
No final, a Prefeitura disponibiliza todos os dados resultantes das intervenções realizadas, resumidamente, por bairro. O Cidade Interativa tem duração aproximada de um mês em cada um dos setores que atende.
Daniel Betega
para receber informações atualizadas sobre saúde na cidade.