[img_assist|nid=4038|title=Ciclo de Palestras trouxe representantes dos EUA a Santo André em agosto último|desc=|link=node|align=left|width=307|height=204]A Prefeitura de Santo André abriu inscrições para mais uma edição do Ciclo de Palestras – Ações Internacionais, desta vez com representantes do Japão. O evento está programado para 11 de novembro no Anfiteatro da Prefeitura, localizado na Praça IV Centenário, s/nº, centro.
Empreendedores interessados em participar devem entrar em contato com o Departamento de Relações Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDET) pelo telefone (11) 4468-4411. A participação é gratuita.
A programação contempla duas palestras voltadas à exposição de oportunidades de negócios com o Japão. O diretor presidente da Japan External Trade Organization (Jetro), Yoshiriro Sawada, discorrerá sobre “Relações Econômicas entre o Brasil e o Japão”. Na seqüência, o diretor do Japan Bank for International Cooperation (JBIC), Masaki Nemoto, ministrará a palestra “Funções da JBIC para os negócios com o Japão”. Ao final das duas exposições, está prevista abertura de rodada de perguntas aos palestrantes. O evento terá início às 9h com encerramento às 11h30.
Ações Internacionais
Este será o sexto evento promovido neste ano pelo Departamento de Relações Internacionais e Captação de Recursos da SDET no âmbito do Ciclo de Palestras – Ações Internacionais. Em 12 de agosto, foram realizadas palestras com representantes dos Estados Unidos no Teatro Municipal. Nos meses anteriores, foram realizados eventos com câmaras comerciais de Cabo Verde, China e Áustria. Em outra ação, o DRICR trouxe um representante do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para apresentar o Progex, modelo de consultoria voltado especificamente aos empreendedores interessados em adaptar seus produtos a diferentes normais técnicas e exigências internacionais.
Além disso, o DRICR promoveu – em 2010 – visitas técnicas ao terminal de cargas do Aeroporto de Guarulhos, ao Porto de Santos e à estação aduaneira (porto seco) Eadi Wilson, Sons, localizada na Avenida do Estado, em Santo André.
“Nosso objetivo é proporcionar condições para a internacionalização das empresas de Santo André. A inserção das empresas no comércio mundial proporciona empregos e impostos, por meio das exportações, e favorece a ampliação da competitividade local graças ao rompimento de paradigmas e à elevação dos parâmetros de qualidade” – destaca Edson Salvo Melo, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDET) da Prefeitura de Santo André.
Dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) mostram que Santo André é a 18ª cidade do Estado e a 62ª do País no ranking das cidades que mais exportam. No acumulado de janeiro a setembro deste ano, as cerca de 120 empresas exportadoras de Santo André faturaram US$ 465 milhões com o comércio internacional.
André Lima
para receber informações atualizadas sobre eventos na cidade.