Uma mostra simultânea e gratuita de curtas-metragens nacionais e internacionais. Há sete anos consecutivos é assim que o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil, no dia 28 de outubro. São mais de 400 cidades brasileiras participando, e Santo André também faz parte deste grande evento. Serão exibidas animações da Mostra Nacional e da Mostra Internacional no Auditório Heleni Guariba, a partir das 19h30.
Organizado pela Associação Brasileira de Cinema e Animação (ABCA), este é o maior evento simultâneo do gênero no mundo e tem como objetivo a difusão do cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica. A data foi institucionalizada como referência histórica da animação mundial na sociedade brasileira.
O Dia Internacional da Animação acontece em 30 países, incluindo França, Estados Unidos, África do Sul, Canadá, Irã, Romênia, Coréia do Sul, Austrália e Camarões, que fazem intercâmbio de suas mostras.
No Brasil a programação abrange todos os estados, buscando alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, por meio de intercâmbio com outros países. A programação completa das cidades participantes está disponível no site www.diadaanimacao.com.br.
Histórico do evento
Em 28 de outubro de 1892 Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico, no Museu Grevin, em Paris. Essa foi a primeira exibição pública de imagens animadas no mundo. E para comemorar a data, a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, em 2002, com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados.
No Brasil, o Dia Internacional da Animação é realizado desde 2004, por iniciativa da Associação Brasileira do Cinema de Animação (ABCA). Começou apenas na cidade de São Paulo e cresce a cada ano. Em 2010, são mais de 400 municípios participantes. Este é um evento sem fins lucrativos, com entrada franca em todos os locais em que acontecem as atividades.
Programação:
Mostra Nacional
Tromba Trem – (2009, 2D Digital, 11 minutos e 15 segundos, Zé Brandão). Um elefante perde a memória ao cair do céu em pleno cerrado brasileiro, onde encontra uma tamanduá vegetariana e uma colônia de cupins que acreditam ser de outro planeta. Todos juntos embarcam num trem a vapor.
O Acaso e a Borboleta – (2009, Rotoscopia, 4 minutos e 4 segundos, Tiago Américo e Fernanda Correa). A beleza do voo da borboleta talvez resida em sua aleatoridade. Ora apresenta ser errático, sem destino. Ora parece ser dotado de objetivos incompreensíveis à racionalidade humana. Assim voam as borboletas. Assim caminham os homens.
Doce Ballet – (2010, Stop Motion, 3 minutos e 42 segundos, Lina Fridman e Maira Fridman). Quando menos se espera, objetos na sala criam vida e comidas se harmonizam em um delicioso balé.
Quando as Cores Somem – (2009, 2D / 3D, 15 minutos, Luciano Lagares). Laila percebe que as cores de suas pinturas se modificam quando ficam no escuro. O problema é resolvido com uma simples explicação feita por um cego, que sugere que a menina use a imaginação ao ficar no escuro.
Bonequinha do Papai – (2010, 2D Digital, 4 minutos e 36 segundos, Luciana Eguti e Paulo Muppet). Um videoclipe retro-futurista, em preto e branco, sobre uma bonequinha andróide e seus amigos tecnológicos. Criado para a música Bonequinha do Papai, da banda Pequeno Cidadão.
Musicaixa – (2010, 2D Recorte Digital, 2 minutos, Jackson Abacatu). A animação fala sobre uma caixa de música e a proliferação de sons.
Dias de Sol – (2005, 2D, 1 minutos, Luciano Borges). Em dias de sol a vida rotineira parece ser mais confortável. Basta uma simples chuva de verão para colocar fim à rotina e transformar tudo num enorme desconforto. Inspirado pelos desenhos do filho, o inventor aproveita para exercer seu ofício, criando guarda-chuvas de acordo com a personalidade de cada cliente.
Como Comer um Elefante – (2008, 2D, 5 minutos e 57 segundos, Jansen Raveira). A experiência traumatizante de uma aspirante a miss que não consegue ler O Pequeno Príncipe.
Voltage – (2008, Animação Tradicional / 2D / 3D / Rotoscopia, 4 minutos e 15 segundos, Felippe Lyra e William Palva). Assim como sintetizadores modulares, as pessoas se conectam entre si para atingir vários objetivos. Em Voltage, robôs meio-humanos e meio sintetizadores, movidos por doses cavalares de energia, se conectam num transe elétrico e caótico.
O Divino, de Repente – (2009, Stop MOtion / 2D / Rotoscopia / Pixilation, 6 minutos e 20 segundos, Fábio Yamaji). Documentário animado com ficção experimental sobre Ubiraci Crispim de Freitas, um brasileiro comum conhecido por Divino. Trata-se de um filme contado em palavras, cantado em repentes e legendado.
Eu Queria Ser um Monstro – (Stop Motion / Lápis no papel, 8 minutos, Marão). O cotidiano de uma criança com bronquite.
Mostra Internacional
Voa Voa num Prédio de Lisboa – (2009, Desenho sobre Papel, 3 minutos, Joana Toste). É lógico que é fácil viver num mundo com lógica, usando logicamente a lógica.
Pássaros – (2009, Desenho sobre Papel, 7 minutos, Filipe Abranges). A desventura de uma velha mulher obcecada com pássaros e por seu filho, que pensa poder voar.
Diário de uma Inspectora do Livro de Recordes – (2009, Flash, 11 minutos e 38 segundos, Tiago Albuquerque). Quadros da vida de uma mulher responsável pela verificação dos recordes do Guinness.
Kensho – (2009, 2D/ 3D, 3 minutos e 57 segundos, Daniel Kang). Um poema visual que começa como um dia normal na vida de uma jovem, mas termina em catarse espiritual. Traduzindo para a mente o verdadeiro eu ou a verdade, Kensho descreve experiências de iluminação súbita ou breve no Zen Budismo.
Zsa Zsa Zsu – (2007, Stop-Motion, 4 minutos e 42 segundos, Tromarama). Uma curta animação em stop-motion com botões de roupas.
The Tale of How – (2006, 3D, 4 minutos e 31 segundos, The Blackheart Gang). Uma viagem fantástica sobre a criação da vida.
Grandma Lo’A Lo’A – (2006, 2D, 2 minutos e 39 segundos, Hussain Nemr). Vovó Lo’A Lo’A está empenhada em sobreviver à relação tumultuada entre um cão e um gato. Será que ela vai conseguir?
HM HM – (2005, 2D, 2 minutos e 17 segundos, Mohamed Ghazala). O que acontece quando um cliente não quer pagar a conta pela comida que consumiu?
Hide & Sheek – (2007, 2D, 2 minutos e 26 segundos, Sherif Abbas). Um pequeno garoto se esconde de quem está à procura dele, mas será tudo em vão.
Ooga Booga, Samba Mamba – (2007, 3D, 3 minutos e 50 segundos, Vaibhav Kumaresh). Curta animado sobre esportes no tempo dos homens das cavernas.
SERVIÇO:
Dia Internacional da Animação
Data: Dia 28 de outubro de 2010, às 19h30.
Local: Auditório Heleni Guariba (Praça IV Centenário, s/nº – Centro – Santo André).
Informações: (11) 4433-0682.
Entrada gratuita.
Camila Oliveira e Daniela Mian
para receber informações atualizadas sobre cultura e lazer na cidade.