[img_assist|nid=4094|title=Alunos da rede municipal ouvem explicação sobre releitura da Monalisa, criada pelo artista plástico Gonçalo Pavanello|desc=|link=node|align=left|width=322|height=214]Releituras de obras de Leonardo da Vinci, como a Monalisa e o Homem Vetruviano, feitas especialmente para crianças de 5 a 10 anos, compõem a nova atração da Sabina Escola Parque do Conhecimento. A exposição Conhecendo Leonardo da Vinci – Vida e Arte poderá ser conferida até 28 de novembro.
As peças foram produzidas sob encomenda para a exposição na Sabina, sem custo, por 20 artistas da galeria paulistana Mali Villas-Bôas, curadora da mostra. Dentre os artistas figuram Gonçalo Pavanello, de São Bernardo, além de nomes como Luiz Ratto, Ellen Gruber e Sandra Romano. “A Sabina é um laboratório pedagógico para as escolas, que incentiva as crianças a vivenciar, experimentar e também a criar como é o caso desta nova exposição”, disse a secretária de Educação Cleide Bauab Eid Bochixio.
O percurso de visitação da exposição começa com um filme que aborda, em linguagem lúdica, a vida e a obra do pintor renascentista que ficou conhecido por sua genialidade em várias áreas do conhecimento. Na sequência, a visitação aos quadros, feitos em tela e com diversas técnicas de pintura, é realizada com acompanhamento de monitores especializados.
Por fim, o público infantil participa de oficinas que permitem aos alunos fazer a própria releitura das obras de da Vinci, inclusive levando o quadro para casa. A empresa Acrilex, de tintas, apóia a iniciativa. “Nosso objetivo é fazer com que as crianças conheçam a vida e a obra deste grande artista, e também plantar a semente do gosto e do interesse pelas artes”, destaca a coordenadora da Sabina, Sílvia Sanchez.
O funcionamento da Sabina durante a semana é reservado para agendamento das escolas municipais. O público pode visitar e participar das oficinas aos sábados, domingos e feriados.
Quem foi Leonardo da Vinci?
Na Itália, berço do Renascimento, época que marcou toda a história da civilização ocidental, Leonardo da Vinci (1452 – 1519) representou o homem profundamente sincronizado com a sua época: artista-inventor buscava estabelecer relações entre arte e a ciência. Viveu no inicio da Idade Moderna, período de grandes transformações marcadas pelo racionalismo científico.
Quando criança, Leonardo fazia desenhos de insetos, flores e passarinhos. Ele desenhava o que via nos arredores de sua casa.
Pintou obras-primas como A última ceia e a Monalisa. Já na ciência, projetou o avião, o submarino, o moinho de vento, a roda d´água, entre diversos experimentos.
Serviço:
Exposição Conhecendo Leonardo da Vinci - Vida e Obra
Data: de 28 de outubro a 28 de novembro
Local: Sabina Escola Parque do Conhecimento de Santo André (Rua Juquiá, s/nº, alt do nº 135, bairro Paraíso)
Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 10, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos.
Horário de funcionamento: das 9h às 17h, com fechamento da bilheteria às 16h.
Informações: (11) 4422-2001.
Paola Bonilha
para receber informações atualizadas sobre eventos na cidade.