Mais de 12 mil pessoas foram beneficiadas com extensa programação de atividades educativas sobre alimentação saudável durante a Semana Mundial de Alimentação, que ocorreu oficialmente de 13 a 26 de outubro, mas que foi prolongada até hoje (28). A ação foi realizada pela Prefeitura de Santo André, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e da Companhia Regional de Abastecimento de Santo André (Craisa). O Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de outubro.
Entre as atividades foram realizadas palestras, orientação nutricional em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), oficinas de culinária, além de distribuição de panfletos em vários pontos da cidade. Teatro com fantoches também foi uma das ferramentas utilizadas para alertar crianças de algumas creches da cidade sobre a importância de se ter uma alimentação saudável.
Em algumas feiras-livres, os usuários receberam panfletos explicativos sobre o que é segurança alimentar e nutricional, Banco de Alimentos e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – alimentos da agricultura familiar. Em alguns supermercados, doadores do Banco de Alimentos, usuários e funcionários participaram de palestras sobre o tema da alimentação.
Curiosidades sobre a data
O dia 16 de outubro foi escolhido como Dia Mundial da Alimentação porque nesta data, em 1945, foi criada a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cujo objetivo é elevar os níveis de nutrição e desenvolvimento rural. Há 28 anos a data é celebrada em diversos países.
A data é uma oportunidade para os países refletirem sobre a segurança alimentar e nutricional num momento em que, segundo FAO, cerca de 923 milhões de pessoas passam fome em todo o mundo. O objetivo da Semana Mundial da Alimentação é estimular a reflexão e o debate sobre o assunto. O tema, definido pela FAO, para este ano é Unidos Contra a Fome.
O que é Segurança Alimentar?
É a efetivação do direito de todos ao acesso a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente, tendo como base práticas alimentares saudáveis, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais ou o sistema alimentar futuro, devendo se realizar em bases ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.
Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006
É dever do poder público respeitar, proteger, promover, prover, informar, monitorar, fiscalizar e avaliar a realização do direito humano à alimentação adequada, bem como garantir os mecanismos para sua exigibilidade.
A Semana Mundial de Alimentação foi organizada pela Secretaria de Gabinete, por meio do Fundo Social de Solidariedade e do Banco Municipal de Alimentos, e contou com a colaboração da Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André (Craisa) e o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi).
Anote uma das receitas:
Geléia de Casca de Banana
6 cascas de banana nanica maduras
1 copo de água
2 xícaras de açúcar
1 colher de limão
Canela a gosto
Modo de preparo:
Lave as cascas e coloque para cozinhar até que fiquem macias. Deixe esfriar. Bata no liquidificador até que fique um creme. Junte numa panela os ingredientes restantes e mexa até que torne uma massa homogênea e desgrude da panela. Coloque em vidros e deixe esfriar para utilizar.
Elieuda Queiroz
para receber informações atualizadas sobre eventos na cidade.