[img_assist|nid=4233|title=Anuário de Santo André 2010 traça radiografia da cidade erio de Santo André 2010 traça radiografia da cidade em 21 capítulos|desc=|link=node|align=center|width=250|height=343]
A Prefeitura de Santo André acaba de lançar o Anuário de Santo André 2010, livro de quase 300 páginas que traçam ampla radiografia de aspectos urbanos, sociais, econômicos e culturais do município, por meio de informações colhidas nas secretarias de governo e levantadas também em fontes externas.
Com tiragem de mil exemplares, o Anuário será distribuído a bibliotecas, escolas, entidades civis, governamentais e empresariais, câmaras municipais, prefeituras, além de abastecer órgãos e secretarias da administração municipal.
São 283 páginas ilustradas com fotos coloridas e tabelas, organizadas em 21 capítulos: instituições públicas, histórico, aspectos físico-territoriais, demografia, dados censitários, aspectos econômicos, finanças públicas, saúde, educação, habitação, transportes e trânsito, saneamento ambiental, meio ambiente e energia, inclusão social, abastecimento alimentar, acesso à justiça, aspectos políticos, segurança pública, Parque Andreense e Paranapiacaba, comunicação, além de cultura, esporte e lazer.
Trata-se de material imprescindível para quem quer conhecer melhor a cidade que está no eixo geográfico do Grande ABC. “A publicação contém informações de relevância para os agentes econômicos, professores, estudantes e comunidade em geral, pois expõe com transparência a realidade de Santo André em todos os seus aspectos sociais e econômicos, inclusive censitários que foram organizados por bairro a fim de facilitar a pesquisa” – explica o economista Dalmir Ribeiro, diretor do Dise, responsável pelo anuário.
Ribeiro afirma que novas informações foram incluídas na presente edição, com destaque para o capítulo relativo aos aspectos econômicos, no qual são listadas as potencialidades do município para atrair investimentos, entre as quais a recente materialização do trecho sul do Rodoanel.
Outros exemplos: no capítulo referente à saúde, constata-se que o número de partos realizados nos hospitais públicos passou de 2.464 em 2008 para 5.108 em 2009, com acréscimo de 107% de internações em obstetrícia. O destaque é o Hospital da Mulher, o qual realizou 4.271 partos.
Na seção sobre meio ambiente e energia é possível conhecer detalhadamente os 11 parques municipais urbanos espalhados pela cidade, além de dois parques naturais e dois estaduais. A Reserva Biológica da Serra de Paranapiacaba também está catalogada.
Virtual
Ribeiro afirma que, em breve, o Anuário de Santo André 2010 também estará disponível para consulta e impressão no site da prefeitura de Santo André.
Informações sobre o produto editorial podem ser obtidas diretamente com o Departamento de Indicadores Sociais e Econômicos (DISE) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDET) pelo telefone (11) 4468-4448.
André Marcel de Lima
para receber informações atualizadas sobre o desenvolvimento econômico da cidade.