[img_assist|nid=4256|title=Torcida andreense é esperada em peso|desc=|link=node|align=left|width=640|height=426]O Santo André/Semasa fará a abertura da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2010/2011 em casa contra Americana, neste sábado (13), às 17h, no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia. Além de marcar a reedição da última final do Campeonato Paulista, a partida é símbolo de um novo ciclo do basquetebol feminino no Brasil. O jogo contará com transmissão ao vivo do canal fechado Sportv.
Na ultima terça-feira (9), em apresentação oficial da LBF, foi anunciado a nova estrutura de competição de clubes em nível nacional do basquete feminino. Com o os dizeres de "bela, atrevida, charmosa e vencedora", valorizando a figura feminina, a Liga chega com a proposta de impulsionar a modalidade. “Primeiro queremos aumentar o número de clubes participantes e estimular o surgimento de novos atletas. Sem quantidade é difícil extrair qualidade e formar um basquete feminino forte", observou o presidente da Liga, Márcio Cattaruzzi.
Carlos Nunes, presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB), classificou como "histórico" o dia do anúncio da Liga e do campeonato. "A criação da Liga é um passo importante para o desenvolvimento da modalidade", resumiu o dirigente.
As jogadores inscritas na LBF são:
4 - Luana Batista de Souza
5 - Ariadna Capiro Felipe
7 - Luciane Moskalesk
8 - Micaela Jacinto
9 - Jessica Beatriz Nogueira
10 - Paula Pacheco
11 - Carina Martins (Cacá)
12 - Vanuzia dos Santos
13 - Soeli Garvão (Êga)
14 - Simone Lima
15 - Barbara Sousa
17 - Tayara Pesenti
18 - Yasmim Gonçalves
26 - Fabiana Guedes
47 - Klaudia Kalinin
78 - Katia Cavallaro [img_assist|nid=4257|title=A ala Ariadna é duvida para a partida|desc=|link=node|align=center|width=425|height=640]
O Jogo
Envolto neste clima de mudança e melhorias, o Santo André/Semasa faz a abertura do campeonato contra a maior rival na temporada 2010, o time de Americana. As andreenses sagraram-se campeãs dos Jogos Regionais e Jogos Abertos Brasileiros, além de terem sido vice-campeãs paulistas. As meninas do interior não ficaram atrás: conquistaram os títulos do Paulistão e dos Jogos Abertos do Interior.
“Qualquer confronto entre estas equipes é imprevisível. No Paulista abrimos dois jogos de vantagem e elas tiveram força para reverter esta situação. Será um grande espetáculo do basquete e esperamos que a torcida andreense compareça maciçamente ao Dell’Antonia,” comentou a técnica Laís Elena, que aproveita para convocar o torcedor.
Além do forte adversário, o time tem as alas Tayara Pessenti, retomando sua melhor condição após cirurgia, e a cubana Ariadna Capiró, que se machucou durante os Jogos Abertos do Interior. Ambas são dúvidas para a partida. “Elas não estão 100% e teremos de analisar até o jogo. Para a posição temos a Micaela e a Cacá para fazer o revezamento. A Micaela é uma das melhores brasileiras na posição e a Cacá é jovem, porém tem bagagem na seleção e está no time adulto desde o ano passado”, comentou Laís sobre a ala Carina Martins, que compõe a seleção brasileira nas categorias menores.
No Nacional de 2009, Ariadna foi a maior cestinha do campeonato e a ala/pivô Simone Lima registrou a marca de maior reboteira da história da Liga Nacional. O time ainda conta com Êga (Soeli Garvão), a qual acumula experiência de seleção brasileira, Olimpíadas e é a segunda maior reboteira das 12 edições da antiga competição, substituída pela LBF, nesta temporada.
Tradição andreense
De 1984 a 1997 foi realizada em nível nacional a Taça Brasil de Basquete Feminino. Na maior parte deste período, o time de Santo André manteve parceria com a Pirelli.
A partir de 1998, em 12 anos de disputa do Nacional Feminino, 35 clubes participaram da competição e Santo André foi o único presente em todas as edições. A equipe conquistou o título de 1999 e o vice-campeonato de 2000.
Basquete de base
O trabalho de base no basquetebol andreense divide-se em masculino e feminino e conta com mais de 150 crianças e adolescentes distribuídas por dez categorias. Um grande exemplo é a andreense Carina dos Santos Martins, a Cacá. Formada em Santo André, a atleta tem várias convocações e títulos pela seleção brasileira. A jovem armadora sagrou-se campeã nos Jogos Sul-americanos sub-18, disputados em março último na Colômbia, além da Copa América, nos Estados Unidos, na qual os três melhores são classificados para o Mundial Sub-19, em 2011.
Importante ressaltar também no time andreense o apoio aos talentos da base. Em 2009, a técnica Laís promoveu três atletas do juvenil ao time principal. Neste ano, além da armadora Carina Martins (18) e das alas/pivôs Luana Souza (19) e Jessica Beatriz (18), foram promovidas as infanto-juvenis -- de apenas 17 anos -- Klaudia Kalinin (armadora), Yasmin Gonçalves e Veridiany Brandão. As alas/armadoras fazem parte do elenco e treinam junto com a equipe adulta. A pivô juvenil Barbara Sousa (19) também integra a categoria adulto na Liga. “Temos ótima base. Acompanho o trabalho de todas. A maioria delas já passou por seleções brasileiras menores,“ enalteceu Laís.
Lais Helena Aranha da Silva
O basquetebol feminino tem história e identificação antiga com a cidade de Santo André. Muito desta história é associada ao nome Laís Elena Aranha da Silva.
Considerada um dos maiores nomes do basquetebol brasileiro, foi atleta da seleção brasileira, tendo como vitórias mais importantes: terceira colocação no Mundial de 1971 no Brasil, bi-campeonato em Pan-americano no Canadá e Colômbia, além de seis campeonatos sul-americanos.
Lais chegou a Santo André em 1964 como jogadora do C.A. Pirelli, o qual representou até 1978. Iniciou sua carreira como técnica em 1979 nas categorias de base, também na Pirelli. Lá permaneceu até iniciar seu trabalho com a categoria adulta.
Foi técnica de seleção brasileira juvenil, tornando-se campeã sul-americana, e assistente técnica da seleção brasileira adulta no Pré-Olímpico do México, no qual se sagrou campeã.
[img_assist|nid=4258|title=A pivô e capitã Simone Lima (camisa amarela) representou o time em apresentação oficial da LBF|desc=|link=node|align=center|width=640|height=427]
Em Santo André, é técnica da equipe adulta desde 1983, tendo conquistado títulos dos campeonatos Paulista, Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior, Brasileiro e Sul-americano de Clubes. Em seu currículo, ostenta outros dois vice-campeonatos nacionais.
SERVIÇO:
Abertura da Liga Feminina de Basquete
Santo André/Semasa x Americana
Data: 13 de novembro de 2010, às 17h
Local: Ginásio principal do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia (Rua São Pedro, 27, Vila América, Santo André)Entrada gratuita
Estatísticas e resultado online:
Thiago Oliveira
para receber informações atualizadas sobre esporte.