O volei masculino de Santo André passa a contar com um mecanismo de incentivo capaz de alavancar investimentos privados no esporte: trata-se do Grande Sacada, projeto proposto pelo prefeito Aidan Ravin que proporciona às empresas investidoras abatimento no ICMS. O projeto foi aprovado pelo Governo do Estado com a chancela da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e teve sua publicação oficial na última quarta-feira (17). O projeto consiste na ampliação e melhoria das escolinhas de vôlei do município com potencial de elevar para até 350 o número de beneficiados entre crianças, adolescentes e atletas das categorias de base e da equipe de alto rendimento.
Para o Prefeito Aidan Ravin, o projeto abre múltiplas possibilidades de desenvolvimento para o esporte no município. “Poderemos ampliar as escolas de vôlei, atender mais crianças e adolescentes, além de criar opções e garantir a manutenção das categorias de base a fim de ter um time adulto para brigar com os melhores do país. Com a chancela estadual não há motivos para a iniciativa privada não investir e contribuir com o esporte. A lei prevê um abatimento importante do ICMS, destinado ao esporte,” explicou Aidan, lembrando uma frase do ministro do Esporte britânico, Colin Moynihan sobre alto rendimento e iniciação esportiva: a cada hora de esporte profissional, são praticadas mil horas de esporte amador.
História
O vôlei masculino andreense, que disputa a Superliga 2010/2011, com o Santo André/Spread, já contou com estrelas que figuram na história nacional como Antonio Carlos Moreno, Willian Carvalho, José Roberto Guimarães, José Carlos Brunoro, Mário Xando, José Montanaro Junior, entre outros. A cidade é tetra-campeã brasileira, bi-campeã sul-americana e bi mundial, representada nas décadas de 80 e 90, quando mantinha parceria com a Pirelli.
Na descrição do projeto estão previstos que sejam beneficiadas cerca de 350 crianças e adolescentes de 10 a 18 anos, entre ampliação das escolinhas de esporte e categorias de base do mirim ao juvenil, além de 30 atletas adultos acima de 18 anos. O projeto prevê também a aquisição de materiais esportivos e uniformes, além de bolsa auxilio a atletas. O valor total destes projetos está orçado em R$ 880.433,68.
O Santo André/Spread é mantido pela Prefeitura de Santo André e conta com apoio da Spread, empresa nacional provedora de soluções integradas nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas, Outsourcing & Tecnologia da Informação e Telecomunicações.
Sobre a aprovação do projeto Grande Sacada, também houve repercussão entre comissão técnica e jogadores. “Com o apoio das empresas, a modalidade na cidade tem tudo para se destacar no cenário nacional. Trabalhar com as categorias de base, escolinhas e ter uma equipe de alto rendimento forte será uma conquista para a cidade. A Prefeitura, através do Departamento de Esporte está de parabéns,” elogiou o técnico andreense.
Thiago Oliveira
Clique para saber mais sobre esportes