[img_assist|nid=4296|title=O Prêmio é entregue a instituições que promovem ações inovadoras e que adotam soluções práticas e ecologicamente viáveis|desc=|link=node|align=center|width=640|height=346]
O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein acaba de receber o prêmio Amigo do Meio Ambiente 2010, concedido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Com isso, um dos principais equipamentos de Saúde da Prefeitura de Santo André amealha mais uma certificação e confirma a evolução continua na excelência do atendimento, dos serviços prestados e da melhoria do ambiente de trabalho. Entre instituições inscritas de todo o Brasil, apenas 23 foram selecionadas.
O Prêmio é entregue a instituições que promovem ações inovadoras e que adotam soluções práticas e ecologicamente viáveis. Entre os projetos implantados no Hospital da Mulher, destacam-se o papa pilhas e baterias, a reciclagem de óleo de cozinha usado entre colaboradores e a comunidade, além da substituição de todos os aparelhos que utilizam mercúrio por materiais digitais. Todo o trabalho foi promovido pela Comissão de Gerenciamento de Resíduos do Hospital da Mulher, formada em abril de 2009.
Para o superintendente do Hospital Maria José Santos Stein, Amauri Chicho, todos ganham com as ações de preservação ambiental. “Promovemos a excelência do ambiente de trabalho, estimulamos o trabalho conjunto de colaboradores, familiares e comunidade e beneficiamos cooperativas, para as quais os resíduos são encaminhados gerando recursos. O prêmio é resultado final do empenho de todos,” explica Amauri.
Em setembro, o Hospital da Mulher recebeu outra certificação, o Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), que é uma ação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para reduzir a mortalidade infantil e desmame precoce no Brasil. O equipamento da Prefeitura é referencia também no aleitamento materno e parto humanizado com foco na redução de mortalidade materna e infantil.
Os números do Hospital não param de crescer. Devido à qualidade de seu atendimento, os relatórios de 2010 mostram aumento de cerca de 50% nos atendimentos ambulatoriais. Aumentou aproximadamente 30% o número de exames e a média de partos realizados por mês subiu de 350 para 400. Em pesquisa realizada pela auditoria do hospital, 83% de sues usuários recomendariam o Maria José dos Santos Stein.
Thiago Oliveira
Clique para conferir mais ações da Prefeitura de Santo André