A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, realizou na tarde desta quarta-feira (24) reunião com representantes da Petrobras, empresa responsável pela construção da nova linha do gasoduto chamada de Gasan 2 para discutir as formas de compensações ambientais que deverão ser realizadas pela empresa na região administrada pela secretaria, que compreende área de proteção de mananciais da cidade.
A Petrobras entregou grande número de documentos que serão analisados pelo corpo técnico da secretaria, visando a liberação da obra. De acordo com o secretário Eduardo Sélio Mendes Junior, ficou definida nova reunião para amanhã (25) para que a Petrobras apresente um portfólio com possíveis ações de contrapartida de compensação ambiental de curto e médio prazo. “Enquanto isso, a obra continua parada. Somente está liberado o descarregamento de dutos e soldagem na superfície”, explicou.
Caso a Petrobras identifique prejuízo ou impacto ambiental das vias de acesso por conta da soldagem dos dutos, será informado imediatamente à secretaria para que seja liberada ou não a continuidade dos trabalhos. Outro compromisso da Petrobras é resgatar o processo ambiental desde 2006 referentes a estudos de fauna e flora e encaminhar os relatórios para a Prefeitura de Santo André.
A Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense também apresentará projetos de contrapartida de compensação com foco principal na recuperação ambiental e no patrimônio histórico da Vila, além do fortalecimento da fiscalização e equipamentos.
O embargo, entregue à empresa na sexta-feira, determinou a paralisação imediata da obra, que em Santo André compreende cerca de 8 km de dutos, até que toda a documentação seja providenciada. Vale destacar que a empresa já havia sido informada acerca da necessidade do referido alvará de movimentação de terra para execução da obra e, mesmo devidamente informada, não providenciou a documentação necessária.
Marcos Imbrizi
Clique para saber mais sobre área de mananciais.