A Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA) prepara-se para um momento único. O grupo dedicará os concertos deste fim de semana ao pianista e compositor José Antônio de Almeida Prado, falecido no último dia 21.
As apresentações do sábado (27) e domingo (28), às 20h, no Teatro Municipal da cidade, já faziam parte da Temporada 2010 da OSSA e incluíam a suíte da Sinfonia dos Orixás, do compositor.
A regência será feita pelo maestro titular da Sinfônica, Carlos Moreno, genro de Almeida Prado. “Este [img_assist|nid=4348|title=OSSA tocará Sinfonia dos Orixás, de Almeida Prado |desc=|link=node|align=left|width=489|height=640]concerto, por uma ordem do destino, se transformou em uma importante homenagem póstuma ao compositor e amigo da OSSA”, disse Moreno.
O maestro lembra que Prado, nos últimos dois anos, assistiu a praticamente todos os concertos do grupo, dando até uma palestra em uma das ocasiões. “Ele é o grande gênio da música brasileira na atualidade, com mais de 400 obras compostas e tocadas mundialmente. Acredito que hoje suas músicas sejam mais executadas até do que às de Villa-Lobos”, explicou.
Completa o programa A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky, e a participação da Escola Livre de Dança de Santo André nas duas composições. Os ingressos deverão ser trocados por um quilo de alimento não-perecível para o Fundo Social de Solidariedade de Santo André.
Suíte
Os concertos deste final de semana têm ainda extrema relevância musical. É a estreia mundial da suíte, de 30 minutos, da Sinfonia dos Orixás, composta originalmente com uma hora de duração entre os anos 1984-5.
A ideia de torná-la um balé foi sugerida em 1987 pelo coreógrafo argentino Carlos Araiz. Assim, naquele mesmo ano, a versão como balé teve sua estreia com o Ballet du Grand Theatre de Genebra, com a Orquestre de La Suisse Romande, sob a regência do maestro Jean-Marie Auberson.
Almeida Prado
O pianista e compositor ocupava a cadeira de número 15 da Academia Brasileira de Música. Ele conquistou prestígio nacional em 1969 ao conquistar o primeiro prêmio do I Festival de Música da Guanabara, com a cantata "Pequenos Funerais Cantantes", sobre texto de Hilda Hilst. As obras do pianista têm sido executadas com frequência no Brasil e no exterior.
Outras apresentações
A OSSA fará ainda outros três concertos em 2010. No dia 8 de dezembro, às 16h, o grupo dá continuidade à série Concertos nas Igrejas e apresenta-se na Matriz de Santo André, com entrada gratuita. No programa, Sinfonia nº 9, em Ré Menor, op. 125, de Ludwing Van Beethoven, e Sinfonia nº 5, de Anton Bruckner.
O Teatro Municipal de Santo André recebe os últimos concertos do ano dias 11 e 12 de dezembro, às 20h, com a participação dos Coros da Cidade de Santo André e de Volta Redonda, da soprano Claudia Ricitelli, da mezzo-soprano Adriana Clis, do tenor Martin Mühle e do baixo Lício Bruno para a execução da Sinfonia nº 9, em Ré Menor – op. 125, de Beethoven.
Nestas duas datas, os ingressos também deverão ser trocados por um quilo de alimento não-perecível para o Fundo Social de Solidariedade de Santo André.
Programa – dias 27 e 28 de novembro:
Almeida Prado – Suíte da Sinfonia dos Orixás
Saudação a Exu
Chamado aos Orixás – Ritual Inicial
Manifestação dos Orixás
Obatalá – O Canto do Universo
Ifá – O Canto da Adoração
Ogum-Obá – A Dança da Espada e do Fogo
Ibeji – Cantiga para Cosme e Damião
Oxalá II – O Jogo dos Búzios
Iemanjá – O Canto dos Sete Mares
Iansã – O Canto da Paixão
Xangô II – O Canto das Tempestades, Raios e Coriscos
Oxumaré – O Canto do Arco-Íris
Ritual Final
Intervalo
Igor Stravinsky – A Sagração da Primavera
1ª Parte – A Adoração da Terra
Introdução
Danças das Adolescentes
Jogo do Rapto
Rondas Primaveris
Jogo das Cidades Rivais
Cortejo do Sábio
Dança da Terra
2ª Parte – O Sacrifício
Introdução
Jogos Misteriosos das Adolescentes
Glorificação da Escolhida
Evocação dos Ancestrais
Ritual dos Ancestrais
Dança Sacral (A Escolhida)
SERVIÇO:
Orquestra Sinfônica de Santo André
Data: 27 e 28 de novembro de 2010, às 20h
Local: Teatro Municipal de Santo André (Praça IV Centenário s/nº – Centro – Santo André. Estacionamento do Paço Municipal. Ar-condicionado. 475 lugares. Acesso para pessoas com deficiência).
Ingressos: 1 quilo de alimento não-perecível
Informações: (11) 4433-0789
Daniela Mian
Clique para saber mais sobre cultura.