Nesta quinta-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue, o Prefeito de Santo André Dr. Aidan Ravin, que comemorou seu 49o aniversario, realizou uma ação solidária em favor à vida. O chefe do executivo doou Sangue no Hemocentro do Centro Hospitalar Municipal (CHM) e convidou a população a repetir o ato no mês em que o cidadão comemorar o nascimento e receber resultados da Campanha de Conscientização de Doação de Sangue.
A Secretaria de Saúde e Hemocentro - Banco de Sangue - do CHM realizam ações desde o final de setembro, conscientizando a população da importância de doar sangue. “Faremos uma ampliação da campanha, vinculando o doador e o mês que fizer aniversário. Neste mês o cidadão celebra a vida e ajuda quem precisa mantê-la. É um gesto simples, que salva,” explicou o Prefeito Aidan.
Estiveram presentes com o Chefe do Executivo, todo o secretariado do Governo Aidan, que literalmente “levantaram as mangas” e “deram o sangue”. Os Secretários da Saúde, Arnaldo Augusto Pereira, de Comunicação Alexssander Soares e de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Eduardo Sélio Mendes Junior foram os primeiros após Aidan. O Secretário de Finanças, Nilson Bonome, com compromissos do Gabinete, também prestou o ato solidário.
A campanha de conscientização tem se intensificado junto às Unidades Básicas de saúde (UBS), que das 33 unidades, cinco foram visitadas. O trabalho consiste em falar com a população próxima às UBS’s e convidar os munícipes para participar. Aos interessados, marca-se uma data e um ônibus da Prefeitura sai da Unidade e vai ao hemocentro. Nesta etapa, foram 122 doadores.
A equipe de Governo de Aidan, secretariado e funcionários da Secretaria de Saúde somaram 40 doações.
Como doar
Para doar sangue, basta o interessado procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e agendar sua doação. A Secretaria de Educação disponibiliza ônibus, que percorrem e transportam os doadores ao hemocentro. O doador pode também comparecer diretamente no ao CHM, munido de documento com foto (RG, carteira de habilitação ou carteira profissional), das 8 às 15h.
O doador deve ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar acima de 50 Kg e estar em boas condições de saúde. Homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes ao ano, mulheres da mesma maneira, mas apenas três vezes anualmente.
Após 30 dias da doação, o Hemocentro do CHM fornece a carteirinha do doador. O Centro Hospitalar Municipal de Santo André fica na Avenida João Ramalho, 326, Vila Assunção.
Thiago Oliveira