O Banco de Alimentos de Santo André, localizado no ABC paulista, São Paulo - o primeiro fundado na América Latina - completa dez anos de trabalho solidário e comemora o feito de ter recebido mais de 9,1 milhões de quilos de doações desde que foi fundado, em 24 de novembro, em 2000.
Só até outubro deste ano, foram arrecadados 986.394,03 mil quilos de alimentos. O número representa um aumento de mais de 7,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o programa arrecadou mais de 916 mil quilos de gêneros.
A data será celebrada nesta sexta-feira (26) às 19h, no Salão Burle Marx, com a presença do Prefeito Dr. Aidan Ravin e da Primeira-dama, Denise Ravin, presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, idealizador do evento. São esperados para o encontro parceiros, doadores e representantes das instituições cadastradas no programa.
“É muito gratificante perceber que o programa tem dado certo e beneficiado tantas pessoas em situação de vulnerabilidade social. E nossa missão é trabalhar com o objetivo de arrecadar cada vez mais alimentos. Nesses dois anos que estamos à frente desse trabalho, implantamos várias melhorias em processos, desde o recebimento até a entrega à família”, destaca Denise Ravin.
[img_assist|nid=4331|title=DO BMA está localizado dentro da Craisa, na Avenida dos Estados, 2.195, Bairro Santa Terezinha|desc=|link=node|align=center|width=640|height=425]
O Banco Municipal de Alimentos (BMA) de Santo André, tem a função de captar, triar e distribuir gêneros alimentícios para mais de 31 mil pessoas em situação de vulnerabilidade, atendidas em 119 entidades cadastradas, entre creches, albergues, abrigos, programas educacionais, comunidades terapêuticas, refeitórios comunitários, além de famílias carentes.
Para a supervisora de segurança alimentar e nutricional do BMA, Patrícia Cibele Veras, “o ponto positivo disso tudo é sentir que há cada vez mais adesão e apoio dos parceiros que contribuem com as doações, e consequentemente reflete numa quantidade maior de alimentos destinados às pessoas carentes”.
Considerado referência para outros municípios, o BMA é administrado pela Secretaria de Gabinete, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e conta com as colaborações da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) e da Secretaria de Inclusão Social.
Faça sua doação
Normalmente, as empresas são convidadas a conhecer o funcionamento do trabalho, tomar ciência do público atendido e firmar parceria com o BMA por meio de termo de responsabilidade. No caso de pessoas físicas, as doações chegam por meio de campanhas de arrecadação ou eventos.
O doador pode ainda se dirigir ao BMA, localizado dentro da Craisa – Avenida dos Estados, 2.195, Bairro Santa Terezinha, Santo André. Demais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4996-9500, ramal 2030.
Confira tabela com número de doações desde que o programa foi fundado:
O que é?
O Programa Banco de Alimentos é uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar que visa combater a fome e a insegurança alimentar por meio da arrecadação de doações de gêneros alimentícios que seriam desperdiçados ao longo da cadeia produtiva. O Programa é gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e desenvolvido pelos entes Município, Estado e DF e por organizações da sociedade civil de interesse social, sem fins lucrativos. Outras informações pelo site oficial do MDS – .
[img_assist|nid=4333|title=Até outubro deste ano, foram arrecadados mais de 986 mil quilos de gêneros|desc=|link=node|align=center|width=640|height=425]
Curiosidades
Segundo dados do MDS, o primeiro Banco de Alimentos (BA) do mundo foi criado em 1967 nos Estados Unidos. Em 1981, o modelo foi levado para o Canadá e em 1984 a ideia já havia chegado à França, e daí em diante o programa se espalhou pelo mundo afora.
O movimento mundial de Bancos de Alimentos atende aproximadamente 40 milhões de pessoas e conta com aproximadamente mil organização de BAs ligados à rede mundial.
No Brasil, a primeira unidade implantada pela iniciativa pública foi em 2000, em Santo André, São Paulo. A participação do Governo Federal como financiador do programa teve início com o advento do Programa Fome Zero em 2003.
SERVIÇO:
Cerimônia de aniversário dos 10 anos do Banco de Alimentos de Santo André
Data: Dia 26 de novembro de 2010, às 19h.
Local: Salão Burle Marx (Praça IV Centenário, s/nº, Centro, 9º andar do prédio do Executivo)
Elieuda Queiroz
Clique para saber mais sobre solidariedade.