O Jardim Guarará recebeu, nesta quarta-feira, dia 1º, a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Cândido Portinari totalmente revitalizada e com três novas salas de aula, que possibilitarão ampliação do atendimento para crianças de 4 e 5 anos em 60 vagas. Com a iniciativa, a administração vai terminar com a fila de espera para Educação Infantil também nesta unidade. A cerimônia, de reinauguração contou com a presença do prefeito Dr. Aidan Ravin e da secretária de Educação, Cleide Bochixio.
No início de novembro, a creche República Italiana, no Jardim Santo Alberto, que também foi revitalizada, comemorou o encerramento de sua fila de espera. Entre 2009 e 2010, foram criadas na rede municipal de ensino cerca de 3 mil vagas para Educação Infantil e 700 vagas para o Ensino Fundamental, a maior parte por meio de reformas e reaproveitamento de espaços ociosos nas seis escolas municipalizadas.
Na Emeief foram investidos cerca de R$ 1,4 milhões em melhorias que incluem, ainda, cobertura de acesso à escola e às salas de aula externas, novo parquinho para os alunos da educação infantil, novos brinquedos para o parquinho dos alunos maiores, pintura externa e interna e novo gradil para maior segurança à escola. Na Emeief Cândido Portinari estudam cerca de 980 alunos em classes de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Até a primeira quinzena de dezembro a prefeitura de Santo André vai concluir a entrega de 14 escolas reformadas, com investimento de R$ 17 milhões em melhorias e em ampliação de espaços. Esta é a décima unidade entregue este ano. A próxima unidade a ser entregue será a creche Máximo Mansur, no parque João Ramalho (rua Massaranduba, s/nº). "Ganhar uma escola revitalizada é como ganhar uma casa nova. Por isso, pensamos na educação com muito carinho, já estamos providenciando os uniformes para o próximo ano, bem como os kits de material didático. Além disso, vamos continuar a reformar as escolas, investindo na educação para um futuro melhor para as crianças da nossa cidade", afirma o prefeito. A secretaria Cleide acrescenta: “Queremos deixar esta unidade e todas as outras para muitas gerações".
Paola Zanei Bonilha
Clique para saber mais sobre educação.