Nem a chuva atrapalhou a diversão das crianças que participaram do programa Brasil Sorridente, realizado no último final de semana no Estádio Bruno José Daniel. Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e diversas secretarias da Prefeitura de Santo André, os participantes da iniciativa tiveram a oportunidade de fazer oficinas de fuxico, artesanato, discotecagem e educação ambiental, além de assistir a apresentação de danças e tênis de mesa, entre outras atividades.
Idealizado pela DNA Filmes, o Brasil Sorridente, concedido pelo Programa de Ação Cultural (Proac) do Governo de São Paulo e patrocinado pela Braskem, proporcionou sessões gratuitas de cinema em um auditório móvel, numa carreta de 82 lugares com ar-condicionado, banheiro químico, pipoqueira e acesso para pessoas com necessidades especiais. Iniciado neste ano, o Brasil Sorridente elegeu cinco cidades para receber a iniciativa, que já aconteceu em Paulínia, Hortolândia, Mauá, Santo André e São Paulo.
Não foram só as crianças e jovens que prestigiaram o evento. Os adultos receberam orientações e atendimentos na área da saúde, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, com a ajuda de estudantes da Faculdade de Medicina do ABC.
Para a auxiliar de escritório Maria de Fátima Rodrigues Pimentel o programa foi muito produtivo. “Esse fim de semana foi mais alegre e produtivo do que os outros. Aprendi a fazer fuxico, que vai me ajudar como uma renda extra”. Junto com os quatro filhos, com idade entre quatro e oito anos, ela assistiu a filmes, dançou e jogou tênis de mesa. “Peguei até informação sobre a saúde da mulher”, concluiu Maria.
Dentro do processo de democratização e acesso à cultura, o programa proporcionou à população grandes momentos de descontração. O cinema é um passeio de custo elevado e, com a gratuidade das sessões, pessoas como Janaina Patrícia da Silva e sua família puderam experimentar a sensação pela primeira vez. “Eu e as crianças nunca havíamos visto um filme no cinema. Adorei, e se houvessem outras oportunidades como essa, com certeza viria novamente e traria a minha família”, contou a pernambuca, que levou seu filho Eduardo Mateus e os sobrinhos Rian e Lucas.
[img_assist|nid=4504|title=Crianças e adultos assitiram sessão gratuíta de cinema|desc=|link=node|align=center|width=640|height=165]
SECOM - PSA
Assessoria de Imprensa
Raquel Budow
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.:
Telefone +5511 4433-0127
06/12/2010
Clique para saber mais sobre eventos.