Nesta segunda-feira (20), o Consórcio Rotativo Santo André, que opera os serviços de Zona Azul Eletrônica na cidade, em parceria com a Prefeitura de Santo André e por intermédio do Fundo Social de Solidariedade, realiza o Dia do Estacionamento Solidário. Todo o valor arrecadado pelo sistema de parquímetro, das 8h às 18h, será destinado para quatro instituições locais: Creche São Jerônimo Emiliani, Associação Modelo de Amor e Respeito ao Excepcional (Amare), Instituto Monsenhor Antunes e Associação Viva Melhor.
“Escolhemos um dia em que o movimento deve ser intensificado em virtude das compras de Natal, visando reverter a maior renda possível para as instituições. Porém, mais do que simplesmente apoiar financeiramente, a campanha tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da solidariedade, divulgar o trabalho das instituições e mobilizar a população para apoiar as iniciativas destas reconhecidas entidades”, afirma Valdir Lourenço, gerente operacional da Zona Azul Eletrônica de Santo André.
As instituições foram indicadas pelo Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama de Santo André, Denise Osawa Ravin. A Creche São Jerônimo atende 151 crianças de famílias de baixa renda, cujas mães trabalham oferecendo alimentação, atividades pedagógicas e acompanhamento biomédico. A Associação Modelo de Amor e Respeito ao Excepcional (Amare) desenvolve ações para crianças, adolescentes e jovens com necessidades especiais, provenientes de família de baixa renda, oferecendo experiências educacionais e sociais para o desenvolvimento da autonomia e inserção social.
O Instituto Monsenhor Antunes desenvolve diversos programas a fim de promover a cidadania da pessoa em situação de risco. Já a Associação Viva Melhor tem como objetivo facilitar a reabilitação física, emocional e estética de mulheres com câncer de mama, tendo atendido mais de 3 mil mulheres nos últimos 10 anos.
Para padronizar e divulgar a campanha, a equipe da Zona Azul Eletrônica usará camiseta do Dia do Estacionamento Solidário e distribuirá folhetos informativos sobre a iniciativa e as entidades beneficiadas.
Esta é a segunda edição da campanha na cidade. A primeira, realizada em junho de 2009, reverteu R$ 9.843,45 para a Federação das Entidades Assistenciais de Santo André (Feasa).
O Dia do Estacionamento Solidário integra o programa de responsabilidade socioambiental da Zona Azul Eletrônica de Santo André. Além de apoiar iniciativas voltadas para a educação e segurança no trânsito, a Zona Azul reverte parte da receita líquida mensal para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMCA). De novembro de 2008 a outubro deste ano foram repassados R$ 833.773,44 ao FMCA, que aplica os recursos em diversos programas sociais do município.
Sobre a Zona Azul Eletrônica de Santo André
Em funcionamento desde 22 de fevereiro de 1999, a Zona Azul Eletrônica (ZAE) de Santo André, operada pelo Consórcio Rotativo Santo André, possui 2.494 vagas, 129 parquímetros eletrônicos multivagas e emprega 46 profissionais. O sistema está disponível em cinco bairros da cidade: Centro, Parque das Nações, Santa Teresinha, Bairro Jardim e Vila Assunção. A ZAE de Santo André registra média mensal de 227 mil utilizações e conta com o índice de respeitabilidade de 88%, um dos mais elevados do mundo.
Sobre o Fundo Social de Solidariedade de Santo André
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Santo André foi criado pela Lei nº. 9.121, de 31 de março de 2009. Presidido pela primeira-dama Denise Osawa Ravin, o órgão atua em parceria com o Gabinete do Prefeito nas questões sociais da população carente, em situação de vulnerabilidade e risco social. A missão do FSS é diminuir as diferenças sociais, auxiliando no desenvolvimento da cidadania por meio de programas e atividades que contribuam para a conscientização e capacitação de pessoas e comunidades. Também resgata a cidadania e a valorização da autoestima de cada cidadão atendido.
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Fabiana Chiachiri
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: + 5511 4433-0154
17/12/2010