A partir desta terça-feira (28), mais de 200 policiais militares da cidade farão um gesto que certamente salvará muitas vidas. Até a quinta-feira (30), os policiais irão reforçar o estoque do Banco de Sangue da Colsan, no Centro Hospitalar Municipal (CHM). A Secretaria de Educação disponibilizará ônibus para levar os doadores até o local.
A ação foi a maneira encontrada pelo coronel José Luís Martins Navarro, comandante do CPAM-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano 6), em ajudar quem precisa. “Além de proteger a sociedade, queremos mostrar que somos solidários”, disse.
Os 200 homens que farão a doação são os mais novos integrantes da corporação. “São policiais que acabaram de chegar na região e querem, dessa maneira, provar que podem fazer muito à sociedade”, explicou o coronel Navarro.
Campanha
A Secretaria de Saúde e o Hemocentro desenvolvem, desde o fim de setembro, uma campanha de conscientização junto à população sobre a importância de se doar sangue. A campanha tem se intensificado junto às Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O trabalho consiste em falar com a população próxima aos postos de saúdes e convidar os munícipes para participar. Aos interessados, marca-se uma data e um ônibus da Prefeitura sai da Unidade e vai ao Hemocentro.
O ato voluntário permitirá que o Banco de Sangue opere com plena capacidade. Ações como esta aumentam o número de bolsas de sangue no hemocentro municipal, possibilitando que o estoque seja suficiente para atender as emergências, principalmente em épocas de festas e final de ano. Para estimular ainda mais a doação, o horário de doação foi estendido em duas horas, das 8h às 15h, de segunda-feira a sábado.
Para doar sangue basta levar documento oficial de identidade com foto, que pode ser RG, carteira de habilitação ou carteira profissional, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar acima de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Recomenda-se ainda que o doador esteja bem alimentado, sem a ingestão de refeição pesada. Homens podem doar sangue a cada dois meses, no limite de quatro vezes ao ano. Mulheres igualmente a cada dois meses, porém no limite de três doações por ano.
Carteirinha
Após 30 dias da doação, o Hemocentro do CHM fornece a carteirinha de doador. Caso ocorra alguma alteração nos testes realizados no sangue ou haja necessidade de coleta de nova amostra, uma carta será enviada ao endereço fornecido a fim de que a pessoa compareça ao posto de coleta para orientação e encaminhamento médico.
Os resultados dos exames realizados no momento da doação (hepatites B e C, HIV, sífilis e doença de Chagas) são retirados no proprio posto do CHM depois de 30 dias. Após os exames sorológicos, o sangue é separado em três hemocomponentes e está pronto para atender os casos de emergência dos pacientes internados.
O Centro Hospitalar Municipal de Santo André fica na Avenida João Ramalho, 326, Vila Assunção.
Mais informações à imprensa:
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Fabiana Chiachiri
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: + 5511 4433-0154
27/12/2010