Comunicado Importante
A falta de energia elétrica que atingiu a Estação Elevatória de Sapopemba da Sabesp, entre domingo (23) e segunda-feira (24), prejudicou significativamente o abastecimento de água em Santo André. Com o retorno da energia e a volta do funcionamento dos equipamentos - que ocorreu às 20h de ontem (24) – a estimativa é que durante o dia e noite desta terça-feira (25) o sistema esteja normalizado.
Dos 16 reservatórios de água potável instalados no município, apenas o Reservatório Paraíso manteve seu volume de abastecimento dentro da normalidade.
Para entender o sistema
Para entender o problema que atingiu em cheio a rotina dos moradores da cidade é importante conhecer como funciona o sistema de abastecimento municipal.
Santo André compra 94% do volume de água consumido da Sabesp e produz 6%. Do total de água consumido, oriundo da Sabesp, 74% é captado do Sistema Rio Claro e 20% do Sistema Rio Grande. O Reservatório Paraíso – que manteve seu abastecimento normalizado – é o único que é alimentado pelo Sistema Rio Grande.
Os outros 6% do consumo são produzidos pelo Semasa, com captação no manancial do Pedroso (na bacia da Represa Billings) e tratamento na ETA Guarará. Nesse caso, também não foi registrado problemas de distribuição.
A pane elétrica que afetou a Estação Elevatória de Sapopemba impediu que a água do Sistema Rio Claro (o maior volume) chegasse a Santo André, prejudicando a maioria da cidade.
A população de Santo André, estimada em quase 700 mil habitantes, consome em média 160 milhões de litros de água tratada por dia.
Atendimento
O canal de atendimento telefônico 115 do Semasa enfrentou problemas devido ao alto número de ligações motivadas pela falta d’água na cidade. Os ramais ficaram congestionados e o tempo de espera foi elevado. A autarquia orienta que dispõe de outros canais, como o fale conosco do portal www.semasa.sp.gov.br que podem ser acionados, assim como os cinco postos de atendimento à população.
Assessoria de Imprensa do Semasa
Coordenadoria de Comunicação Social
Telefones: + 55 11 4433-9659 / 9720 / 9684