A Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Segurança de Trânsito (DST), informa que às 13h30 um temporal com ventos fortes atingiu a cidade. Equipes do DST, que já estavam em prontidão por conta da Operação Volta às Aulas, imediatamente dirigiram-se para áreas críticas apontadas pelas câmeras de monitoramento e informadas via telefone pelos munícipes.
Na Rua Coronel Fernando Prestes, no cruzamento com a Avenida Coronel Alfredo Fláquer, em razão dos fortes ventos, uma coluna semafórica veio ao chão, atingindo de raspão um veículo. Felizmente não houve feridos e o proprietário do auto foi orientado a registrar boletim de ocorrência.
Foram constatados os seguintes pontos de alagamentos: Avenida Queirós dos Santos; cruzamento da Avenida Firestone com a Avenida Santos Dumont; Praça 14 Bis; Avenida dos Estados sentido Mauá, próximo ao Auto Shopping Global.
Por medidas de segurança, tendo em vista a informação de que o Rio Tamanduateí teria transbordado em Mauá, foi fechada por cerca de uma hora, no Viaduto Adib Chammas, a alça de acesso à Avenida dos Estados sentido àquele município.
Também na Avenida dos Estados, próximo à Rua do Ouro sentido São Caetano, o DST, também por segurança, tendo em vista o alagamento da via, fechou a via por cerca de 30 minutos.
Por volta das 15h o trânsito na cidade foi normalizado sendo que equipes do DST estão trabalhando no citado cruzamento para restabelecer a sinalização semafórica. Ainda em razão dos fortes ventos, placas de sinalização foram viradas e a equipe de manutenção está providenciando os respectivos reparos.
É importante ressaltar que pelo fato de os agentes terem trabalhado de maneira rápida e eficiente, nenhum veículo foi atingido pelas águas por conta dos alagamentos.
Sempre que há previsão de fortes chuvas, o DST mantém contato com os Departamentos de Trânsito de São Caetano, São Bernardo e Mauá para minimizar os transtornos aos motoristas.
Defesa Civil – A Defesa Civil de Santo André informa que até o presente momento foram registrados pontos de alagamento da região da Vila América, Jardim Bom Pastor e Vila Sacadura Cabral. Não há informação sobre vítimas. A equipe de agentes do órgão está nas ruas atendendo às solicitações de vistorias.
O Rio Tamanduateí, no trecho que corta Santo André, chegou a transbordar em alguns trechos formando uma lâmina de água sobre a pista. Mas é importante salientar que neste momento, às 16h30, o nível de água já baixou nos pontos mencionados e a cidade não conta com vias intransitáveis.
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Fabiana Chiachiri
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +5511 4433-0154
02/02/2011