O Aterro Municipal de Santo André voltará a operar na próxima segunda-feira (7). A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) reconheceu as melhorias executadas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e divulgou comunicado autorizando o retorno das atividades do equipamento público.
A retomada é uma conquista da gestão do Semasa, que em 2009 recebeu o Aterro Municipal com espaço praticamente extinto e sem planos de ampliação. Mesmo assim, os técnicos da autarquia conseguiram, com a racionalização das células de disposição de resíduos e o aumento substancial da coleta seletiva, manter o equipamento em funcionamento até maio do ano passado. Agora, com a volta da operação, Santo André poderá colocar em prática projetos inovadores em relação aos resíduos sólidos, como a reciclagem de materiais da construção civil e a instalação da Usina de Resíduos Sólidos, com tecnologia pioneira no País.
De acordo com o órgão estadual, “na vistoria feita na última quarta-feira (02), os técnicos da Cetesb constataram o cumprimento das exigências feitas pela agência: a implantação do sistema de drenagem de águas pluviais, a instalação de drenos horizontais nas camadas de resíduos e a elaboração do programa de monitoramento geotécnico para a estabilidade do atual maciço”, explica.
É importante salientar que o Semasa enviará 200 toneladas/dia ao Aterro, pois a Porção Oeste (6 mil m²) possui um formato estreito em sua base e largo na parte superior. Portanto, a capacidade de recebimento de resíduos é menor no início das células. A Cetesb acompanhará diariamente a operação do equipamento.
Quanto à área maior, de 39.805 m², o órgão estadual informou que “continua analisando o pedido feito pelo Semasa para concessão da Licença de Instalação referente à ampliação do aterro, contígua ao atual maciço, com previsão de vida útil de 13 anos.”
Assessoria de Imprensa do Semasa
Coordenadoria de Comunicação Social
Telefones: (11) 4433-9659 / 9720 / 9684