[img_assist|nid=5084|title=GTIS participam de cursos profissionalizantes|desc=|link=node|align=center|width=640|height=425]
Dentro da política de valorização e qualificação dos servidores municipais e da melhoria dos serviços prestados aos cidadãos andreenses, a Prefeitura de Santo André investe na capacitação profissional dos integrantes da Geração de Trabalho de Interesse Social (GTIS), responsáveis por serviços de limpeza e conservação.
Por meio do programa Academia do Conhecimento, de formação e treinamento profissional, 227 GTIS vão participar de cursos gratuitos, até julho, que serão ministrados por professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).
As aulas acontecem em dias alternados, no período das 8h às 12h e das 13h às 17h, nos Centros Públicos de Formação Profissional (CPFP) Julio de Gramond, Miguel Arraes e Armando Mazzo.
“Estes cursos são apenas parte das ações promovidas pela administração com o objetivo de dar uma vida melhor aos funcionários. É somente ajudando as pessoas, oferecendo oportunidades para elas crescerem, que teremos profissionais mais preparados, capacitados, e, consequentemente, pessoas mais felizes por terem a chance de tentar algo melhor para si e para a sua família”, afirma o prefeito Dr. Aidan Ravin.
Cursos
Os cursos oferecidos são: garçom e copeiro, zeladoria e porteiro, limpeza e conservação, camareiro, cuidador de idosos, auxiliar de cozinha, pintura, elétrica, instalador hidráulico e drywall - tecnologia que substitui as vedações internas convencionais (paredes, tetos e revestimentos).
Além do conteúdo programático em sala de aula, os participantes fazem visitas externas em empresas relacionadas às áreas dos cursos para conhecerem de perto o mercado de trabalho. “A qualificação profissional faz muita diferença na vida dessas pessoas, e é uma das bandeiras da atual gestão”, afirma a Assistente de Direção da Secretaria de Administração e Modernização (SAM), Tânia Mara Gomes Moura.
Os GTIS que não sabem ler e escrever são convidados a participar do projeto Brasil Alfabetizado, administrado pela Escola de Formação em Administração EFAP), em parceria com a Secretaria da Educação.
A coordenadora da Escola de Formação em Administração Pública, Rita Conicelli, acrescenta que em toda abertura de curso aos GTIS é ressaltada a importância do retorno aos estudos. “Quando se completa a escolarização, há mais oportunidades de trabalho”.
Rita diz ainda que, por meio dos cursos, os servidores aumentam o desenvolvimento profissional e pessoal, e os munícipes ganham em qualidade dos serviços prestados. “Quando nos tornarmos pessoas melhores, tudo em nosso entorno melhora também”, enfatiza.
Contratação
O ingresso dos GTIS na Prefeitura de Santo André ocorre por meio de processo seletivo público, de acordo com critérios de vulnerabilidade social. Quanto maior a fragilidade socioeconômica, refletida por indicadores de renda familiar per capita, nível de escolaridade e condições de moradia, entre outros, maior a pontuação. Os candidatos devem ter no mínimo 18 anos e morar em Santo André há pelo menos dois anos, além de não serem aposentados ou receber benefícios do INSS. O contrato de trabalho é por tempo determinado de um ano e prorrogável por mais um ano.
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Ivana Hammerle
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +5511 4433-0135
Data: 15/02/2011