A Sabina Escola Parque do Conhecimento está repleta de novos moradores. Depois de receber quatro pingüins de Magalhães no dia em que o espaço completou quatro anos de atividade, no dia 11 de fevereiro (11), 21 animais marinhos chegaram na madrugada da sexta-feira (18) para se juntar aos 55 moradores do aquário,entre baiacus, moréias e garoupas. Os novos habitantes do espaço são três raias ticonha, um xaréu branco, 16 robalos e uma rêmora .
Os animais foram transferidos do Aquário de Ubatuba, onde já se encontravam em exposição, para o tanque oceânico da Sabina. A sua atuação será como ferramentas para o ensino de ciências, educação ambiental, sustentabilidade e cidadania. Por já estarem adaptados ao ambiente de um aquário, os peixes não vão ficar na quarentena, e já podem ser admirados pelos visitantes da Sabina.
O tanque oceânico da Sabina Escola Parque do Conhecimento contém 120 mil litros de água salgada e está recebendo também tocas para as moréias que, na natureza, vivem escondidas.
Leia mais sobre os animais
Robalo
Os robalos vivem preferencialmente em águas costeiras e estuarinas, podendo ser encontrados na parte alta dos rios. São peixes de corpo alongado, comprimido e perfil dorsal acentudado. Alimentam-se principalmente de peixes e crustáceos. Em relação à carne, são considerados como peixes de ótima qualidade e, por isso, são muito pescados.
No Brasil são registradas cinco espécies,, sendo mais comuns a Centropomus undecimalis (Robalo-flecha, pode chegar a 1 metro e pesar 23 kg) e a Centropomus parallelus (Robalo-peva, pode atingir 80 cm e até 6 kg).
Rêmora
A rêmora pode superar os 40 centímetros de comprimento e é companhia constante de tubarões, golfinhos, baleias, espadartes e barracudas. É um animal oportunista que se fixa em seu hospedeiro, aderindo-se fortemente com seu órgão adesivo situado no alto de sua cabeça. A rêmora alimenta-se dos despojos dos grandes peixes aos quais se fixa, não desprezando a chance de comer os pequenos que se aproximam.
Xaréu
O xaréu possui o corpo fortemente comprimido lateralmente e alongado. A região do focinho é alta, o que dá a impressão de ser uma grande “testa”. A boca é dotada de pequenos dentes em forma de finos caninos. Possui uma poderosa nadadeira caudal, com formato de forquilha, indicando ser um excelente nadador. Pode alcançar de 50 cm a 1 m de comprimento e chega a pesar 25 kg.
Raia Ticonha
Esta raia tem o corpo mais largo do que comprido, como um losango. Isto faz com que as suas barbatanas sejam grandes, ideais para nadar na coluna de água. Os movimentos graciosos destas barbatanas fazem lembrar uma ave a voar. Um animal maduro pode crescer até1,1 m de largura e 23 kg ou mais.
Trata-se de uma espécie oceânica por vezes encontrada perto da costa, normalmente em cardumes. Alimentam-se de moluscos, ostras, conchas duras e outros invertebrados.
Moréias
São animais muito diferentes dos peixes em geral, e chamam a atenção pela beleza do nado e do aspecto de enguia, não possuindo nadadeiras laterais ao corpo. Possuem apenas as nadadeiras dorso-ventrais, que se fundem ao longo da sua vida, produzindo uma única peça que ornamenta o entorno do corpo. Ao nadar, essa nadadeira se ondula mais que o corpo, produzindo um movimento belo e deslizante.
Serviço:
Sabina Escola Parque do Conhecimento
Local: Sabina – Escola Parque do Conhecimento (Rua Juquiá, s/nº, Bairro Paraíso – Santo André)
Funcionamento: Terça-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, apenas para escolas e grupos agendados. Aos finais de semana e feriados, aberta ao público das 9h às 17h30, com fechamento da bilheteria às 16h.
Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 10, com meia entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos.
Informações – (11) 4422-2001
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Paola Zanei Bonilha - Mtb 26.606/SP
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +55 11 4433-0115 / 4433-0134
17/02/2011