23 FEV 2011
Prefeitura de Santo André discute detalhes sobre VLT ABC-Guarulhos

Representantes da Prefeitura de Santo André se reuniram com técnicos da Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô para discutir detalhes técnicos do futuro corredor sobre trilhos que ligará o ABC, a partir de Santo André, à cidade de Guarulhos, em São Paulo.

Em fase de finalização do projeto funcional, a princípio a ligação teria 30 quilômetros de extensão, partindo da região de Bom Sucesso/Cumbica, em Guarulhos, passando por bairros da Zona Leste de São Paulo, integrando com a estação Itaquera - região que abriga um shopping, unidade do Poupatempo e o futuro estádio do Corinthians, que provavelmente sediará a Copa de 2014. A partir daí o traçado seguiria pela região de Sapopemba, do Oratório, até chegar em Santo André.

Um dos possíveis modelos para ser utilizado na ligação ABC-Guarulhos é o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), espécie de metrô de média capacidade. “Nosso trabalho é técnico. Definiremos o que nos compete para contribuir com o processo deste trabalho”, diz Frederico Muraro Filho, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Santo André.

O trajeto em solo andreense prevê cinco paradas, sendo que a última seria na Estação Pirelli. Nesse ponto estima-se uma média de 32 mil passageiros circulando por dia, interligando a linha férrea e o Expresso Guarará, o qual será adicionado ao projeto mais sete quilômetros de corredor até o terminal da Vila Luzita. Cálculos iniciais dão conta que a ligação ABC-Guarulhos atenderia 450 mil pessoas por dia, em um entorno que abrange cerca de 1,8 milhões de habitantes.

Vale ressaltar que todo o projeto está sendo concebido em parceria com todas as instituições envolvidas, levando em conta uma linha de desenvolvimento urbanístico e de potencialização econômica das regiões pelas quais o VLT passará. Os estudos, em fase final, devem evoluir para um projeto básico a ser oficializado ainda no primeiro semestre, como o que ocorreu com o outro projeto de VLT. Este prevê 20 quilômetros de linha a partir de São Paulo (Estação do Tamanduateí), passando pelas divisas da capital paulista com os municípios de São Caetano, Santo André e São Bernardo, tendo parte de seu traçado passando pela marginal do Córrego dos Meninos.

Orçado em R$ 3 bilhões, este VLT ligará São Paulo às cidades de São Caetano, Santo André e São Bernardo. É importante deixar claro que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Santo André (SDUH) participou de todas as decisões a respeito de seu traçado e estações, em conjunto com o Governo do Estado e as Prefeituras envolvidas no processo, visto que parte dele estará dentro do município andreense.

SECOM PSA

Fabíola Binas Rêgo