28 FEV 2011
Prefeitura de Santo André entrega nova Praça Kennedy aos andreenses

No último sábado (26), a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SOSP) e do Departamento de Parques e Áreas Verdes (DPAV), entregou, oficialmente, a nova Praça Kennedy à população em evento realizado com a presença do prefeito Dr. Aidan Ravin. Além da primeira academia de ginástica ao ar livre, mudanças no viário e no paisagismo estão entre as alterações promovidas no local.

O prefeito ressaltou a importância do viver em sociedade e a conservação do espaço público. “Com a conclusão da obra, vocês terão uma nova opção para o lazer. Aproveitem, desfrutem, vivam e colaborem com a administração cuidando deste espaço, que agora volta a ser do povo”, enfatizou.

A nova Praça Kennedy passou por adequação em seu paisagismo, retirarando os arbustos mais altos que impediam a total luminosidade do local, deixando somente vegetação rasteira. O secretário de Obras e Serviços Públicos, Alberto Rodrigues Casalinho, reforça a importância da revitalização do espaço. “Com esta medida, o frequentador verá e será visto por todos os ângulos da praça, afastando a criminalidade, trazendo mais segurança ao local e facilitando a circulação de pessoas”, concluiu.

Melhorias

O antigo piso de mosaico deu lugar a um de concreto, proporcionando maior mobilidade aos usuários. O espaço agora abriga um playground e uma nova área de convivência, com cinco mesas e bancos. Além disso, equipamentos de ginástica foram instalados voltados, principalmente, ao pessoal da terceira idade. “Esta obra procurou aumentar as opções de lazer e descontração para todas as idades”, reforçou Casalinho.

[img_assist|nid=5218|title=Área destinada aos exercícios conta com mais de 20 equipamentos de ginástica, entre bicicleta, remada e abdominal|desc=|link=none|align=center|width=640|height=425]

A área destinada aos exercícios conta com mais de 20 equipamentos, entre eles bicicleta, remada e abdominal. Outros aparelhos serão destinados às pessoas com necessidades especiais. A nova Praça Kennedy também contará com oito lixeiras estrategicamente posicionadas, quatro bancos de jardim e mais quatro bancos exclusivos para o playground.

A entrega da nova Praça Kennedy atende reivindicações de moradores e frequentadores do local, explica Casalinho. “As intervenções no espaço atendem ao anseio de milhares de moradores do entorno que não utilizavam plenamente a praça. Agora a realidade é outra. Todos podem usufruir de um espaço totalmente renovado e com mais qualidade de vida”, finalizou o secretário.

Readequação do viário e recapeamento

Com as intervenções da Praça Kennedy, o Departamento de Segurança e Trânsito (DST), da Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito (SSPUT), realizou novo traçado no viário do entorno à praça. A Rua Hadock Lobo agora é mão dupla, facilitando o acesso tanto para quem vai sentido Centro quanto para quem segue para o bairro. Além disso, a nova sinalização viária foi refeita, garantindo mais segurança aos pedestres e motoristas que circulam pelo local.

Com as intervenções da Praça Kennedy, a Vila Bastos passou por intenso trabalho de recapeamento das vias no entorno. No total, 15 ruas receberam nova capa asfáltica, como é o caso das ruas Edu Chaves, São Cirilo, Adolfo Bastos, Gastão Vidigal e do Centenário.

As ruas que cruzam à Avenida Lino Jardim (Melvin Jones, Eduardo Monteiro, Itá e Corumbá) também foram beneficiadas. Além disso, está no cronograma de obras, o recapeamento das ruas Aracatú, Itá e Baltazar Nunes. Em breve, a Avenida Lino Jardim estará totalmente recapeada. As intervenções fazem parte do cronograma de recapeamento da cidade. Nos dois últimos anos, foram recuperados mais de 45 km de vias e para este ano a estimativa é finalizar mais 60 km.

Novos uniformes, carros e caminhões

Durante o evento de entrega da nova Praça Kennedy, o prefeito Dr. Aidan Ravin fez a entrega dos novos uniformes da Banda Lira, além da entrega oficial de três novos carros para a fiscalização do transporte público municipal pela SA Trans e de duas Rangers adaptadas para o transporte funeral do Serviço Funerário Municipal de Santo André (SFMSA), além de dez novos caminhões para o Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), auxiliando a coleta de lixo na cidade.

SECOM PSA

Daniel Betega