01 MAR 2011
Escola Livre de Teatro apresenta dois espetáculos nesta semana

Nesta semana, alunos da Escola Livre de Teatro apresentam duas atividades abertas à população. O espetáculo Teresinha acontece nesta quarta-feira (2), às 16h, na Praça Rui Barbosa, e Geração 80 será realizado na quinta-feira (3), às 19h, no Teatro Conchita de Morais.

Teresinha é resultado de uma atividade do Núcleo de Teatro de Rua, com orientação de Ana Roxo e Cristiano Meireles. Os alunos realizaram um cortejo no qual coletavam e compartilhavam histórias dos moradores do bairro Santa Terezinha, onde está sediada a Escola Livre de Teatro. A idéia era reunir informações para uma peça referente ao bairro, mas, em determinado momento, os alunos perceberam que o próprio cortejo poderia ser transformado na peça.

Temas cotidianos, como a forte chuva que castiga a região no verão, são tratados de forma lúdica, mítica. O cortejo narra a história da princesa e do príncipe de um antigo reino perfeito que iriam se casar. No dia do casamento, o príncipe busca um objeto para presentear sua amada, mas, no caminho, uma feiticeira enciumada amaldiçoa o príncipe e o transforma no objeto de sua procura. Esperando pelo noivo que jamais retornou, a princesa, de tanto chorar, inunda as ruas do bairro e, com a ajuda de guerreiros do reino, vaga em sua carroça-barco à procura do tal objeto, coletando e compartilhando histórias.

Já a apresentação de quinta-feira, Geração 80, tem como base a mostra realizada em 2010 em comemoração aos 10 anos do Teatro da Conspiração, com texto de Adélia Nicolete. O Teatro da Conspiração surgiu em agosto de 2000, a partir de um projeto de montagem da Escola Livre de Teatro de Santo André, unindo mestres da escola e profissionais da cidade.

A primeira versão de Geração 80 foi apresentada pelo Teatro da Conspiração em 2002, com temporada no Teatro Conchita de Moraes e no TUSP, em São Paulo. O espetáculo que será apresentado nesta semana conta a história de dez amigos que, ao se formarem no Colégio Américo Brasiliense, de Santo André, em 1980, marcam um reencontro para 2011.

Na peça são retratadas as trajetórias desses amigos, seus sonhos, expectativas e frustrações, tendo como pano de fundo os acontecimentos sociais, culturais, políticos e econômicos da década de 80, entre os quais o movimento das Diretas Já e o surgimento dos primeiros casos de morte devido à AIDS.

As duas apresentações são gratuitas, mas os interessados em assistir ao espetáculo Geração 80 devem retirar o ingresso com uma hora de antecedência na bilheteria do Teatro Conchita de Moraes.

SERVIÇO:
Teresinha
Data: 2 de fevereiro de 2011, às 16h.
Local: Praça Rui Barbosa (bairro Santa Terezinha)

Geração 80
Data: 3 de fevereiro de 2011, ás 19h
Local: Escola Livre de Teatro – Teatro Conhita de Moraes (Praça Rui Barbosa, s/nº - Centro)