02 MAR 2011
Procon orienta consumidor a fazer reclamação em caso de falta de energia elétrica

Em meio às constantes queixas contra a AES Eletropaulo por causa de interrupções do fornecimento de energia elétrica no Estado de São Paulo, inclusive na região do ABC, os consumidores vão ganhar novos aliados para a garantia dos seus direitos. A partir de agora, além do atendimento presencial nos órgãos de defesa do consumidor, as pessoas que foram prejudicadas poderão registrar as reclamações pela internet.

De acordo com o Procon de Santo André, conveniado à Fundação Procon-SP, as queixas poderão ser feitas no site . Ao clicar no campo “Falta de Energia”, aparecerá uma ficha que deverá ser totalmente preenchida, inclusive com dados pessoais.

Além da falta de energia elétrica, os consumidores poderão registrar outros problemas, como queima de aparelhos e produtos danificados. “Outra dificuldade das pessoas é não conseguir falar no Serviço de Atendimento ao Consumidor. O que é muito comum. Agora, poderão fazer essa reclamação pela internet”, ressalta Ana Paula Satcheki, diretora do Procon de Santo André.

Por meio da nova modalidade de atendimento eletrônico, a Secretaria Estadual de Energia fará monitoramento da qualidade do fornecimento de energia em São Paulo. As denúncias ao órgão poderão ser feitas também pelo telefone 0800-055-5591.

O ressarcimento, que pode ser solucionado por meio da reposição do produto ou indenização do equipamento danificado, é feito mediante a constatação de falha no sistema elétrico, de acordo com Resolução Agência Nacional de Energia Elétrica (Anatel).

SECOM PSA

Ivana Hammerle