02 MAR 2011
CRAS e Rede Socioassistencial da Vila Luzita promovem Carnaval Responsável

Com a proposta de despertar o interesse da população andreense para discussões sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Vírus HIV, gravidez precoce e homofobia, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Vila Luzita, por meio da Secretaria de Inclusão Social, com apoio do Departamento de Humanidades, da Secretaria de Governo, e a Rede Socioassistencial promovem o Carnaval Responsável, nesta sexta-feira, dia 4, das 9h30 às 11h30, na Rua Alcides Maia, altura do nº 15 - Largo Vila Luzita, em Santo André.

Funcionários do Cras e das 25 entidades assistenciais parceiras, além de cerca de 200 usuários, desfilarão no “Bloco da Rede”. Os foliões serão acompanhados por um grupo de crianças e adolescentes, assistidos pela Casa do Caminho Ananias, que tocará instrumentos de percussão confeccionados a partir de sucata.

Com criatividade, os carnavalescos elaboraram suas fantasias com materiais recicláveis, com destaque para as máscaras. Também foram elaborados cartazes com mensagens relacionadas aos temas do desfile. “A iniciativa, que será realizada pela primeira vez, discute a problemática das questões relacionadas à sexualidade”, explica José Adriano M. C. Marinho, coordenador do Cras da Vila Luzita.

Um grupo de coordenadores da Rede Socioassistencial e do Cras se reúne, mensalmente, para debater os principais problemas relatados pelos usuários e as possibilidades para se reverter a situação. “A cada encontro discutimos um tema diferente. Uma questão preocupante é que o número de adolescentes, entre 16 e 17 anos, já com um ou mais filhos, que não trabalha nem estuda, tem aumentado. Então, é preciso um trabalho de orientação”, ressalta Marinho.

Além da gravidez precoce, o coordenador do Cras relata que, apesar das campanhas de prevenção e de divulgação na mídia, principalmente sobre o uso de preservativos, há pessoas jovens, assistidas pela rede, que têm contraído o vírus do HIV.

A homofobia (discriminação ou aversão a homossexuais) também tem sido uma queixa constante dos usuários da rede. “A hostilidade em relação a essas pessoas tornou-se comum, o que não pode ocorrer. As diferenças devem ser respeitadas”, argumenta.

Serviço:
CRAS e Rede Sociaoassistencial da região da Vila Luzita promovem Carnaval Responsável
Data: Sexta-feira, dia 4 de março de 2011.
Local: Rua Alcides Maia, altura do nº 15 - Largo Vila Luzita, em Santo André.
Horário: das 9h30 às 11h30

SECOM PSA