03 MAR 2011
Paranapiacaba desafia atletas na primeira etapa Paulista de Corridas de Montanha

A Vila de Paranapiacaba será cenário para a I etapa da Copa Paulista de Corridas de Montanha 2011, que acontece em 26 de março às 15h. Além das provas de 6 km e 12 km, os corredores enfrentarão grandes desafios na mata fechada da Serra do Mar e o clima característico da região. As inscrições podem ser feitas até o dia 18, através da internet.

O percurso foge às características das tradicionais provas de corrida de rua. A vila ferroviária, conhecida por sua arquitetura Inglesa do século XIX, leva dificuldades que exigem extrema habilidade e preparo físico dos atletas. O trajeto pelas montanhas da Mata Atlântica reserva trilhas através da mata fechada, com obstáculos naturais, como rochas e até a travessia de rio.

As condições climáticas podem reservar maiores dificuldades aos participantes. O clima tropical da região serrana da vila é repleto de surpresas. As variações de sol à garoa, a alta umidade relativa do ar (quanto maior o índice, o corpo tem mais dificuldade em eliminar líquido, elevando a sensação térmica) e a famosa neblina, podem transformar o trajeto em um desafio único.

Podem participar da prova atletas federados ou não, desde que não estejam impedidos de competir pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) ou por sua Federação de filiação. A Copa tem nove categorias no masculino e seis no feminino, divididas por idade e os melhores ranqueados ao final das sete etapas, sagram-se campeões paulistas.

O regulamento, inscrições para a primeira etapa da Copa, que podem ser feitas até o dia 18 de março e maiores informações podem ser obtidas através do site http://www.corridasdemontanha.com.br. O número de participantes é limitado à 500 atletas, por ordem de inscrição e o valor é de R$ 87 reais. Toda inscrição cujo depósito não for confirmado até data, será desconsiderada.

A prova será realizada no dia 26 de março, com partida do antigo mercado. O percurso longo, de 12 km, larga às 15h e o curto, 6 km, às 15h30. O material de participação, incluindo chip e número de identificação, é retirado no mesmo local, a partir das 10h. Os competidores deverão apresentar o comprovante de inscrição e um documento de identidade.

O Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha organiza a prova e a Prefeitura de Santo André, através do Departamento de Turismo, da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e a Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense apóiam o evento e infra-estrutura.

Outras atrações da Vila

A Vila de Paranapiacaba apresenta uma série de outras atrações para os visitantes. Além da  arquitetura antiga da vila ferroviária construída por ingleses no século 19, a Maria Fumaça é uma das principais atrações do local. O passeio custa R$ 5 e sai da passarela que liga a Parte Alta à Parte Baixa.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) disponibiliza o Expresso Turístico Luz-Paranapiacaba (quinzenal, aos domingos). O trem sai da Estação da Luz, um dos mais importantes marcos arquitetônicos do País, e segue para a Vila.

O passageiro pode optar por realizar o embarque e desembarque na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André (Linha 10-Turquesa, da CPTM), com tarifa diferenciada. A compra é realizada somente em dinheiro e diretamente nas bilheterias (Estação da Luz e Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, na Linha 10-Turquesa), das 6h às 18h30 (todos os dias). A disponibilidade de passagens é de responsabilidade da CPTM.

Como chegar

Para chegar à Vila de carro, o interessado deve seguir pela Via Anchieta até o Km 29 (placa para Ribeirão Pires), entrar na SP 148 (estrada Velha de Santos) até o Km 33 e pegar a Rodovia Índio Tibiriçá (SP 31) até o Km 45,5. Daí pegar a SP 122 até Paranapiacaba. Também é possível ir de ônibus, que sai do Terminal Rodoviário de Santo André (Tersa), localizado na Estação Prefeito Saladino (CPTM), ou da estação ferroviária de Rio Grande da Serra a cada hora (Viação Ribeirão Pires, tel. 4828-1019).

Mais informações sobre os passeios na vila podem ser obtidas no Centro de Informações Turísticas, pelo telefone 4439-0237, ou no site  da Prefeitura de Santo André: .

Serviço:
I etapa da Copa Paulista de Corridas de Montanha 2011

Data: largada dia 26 de março, às 15h
Local: Antigo Mercado (Rua Campos Salles s/n, Paranapiacaba – Santo André)
Informações e inscrições: http://www.corridasdemontanha.com.br

SECOM PSA

Thiago Oliveira e Marcos Imbrizi
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +5511 4433-0164 e 4433-0137
03/03/2011