03 MAR 2011
Ministro da Saúde lança campanha nacional de distribuição gratuita de medicamentos

O ministro da Saúde Alexandre Padilha lançou na manhã da sexta-feira (4), em Santo André, a Campanha Nacional de Distribuição Gratuita de Medicamentos para Hipertensão e Diabetes no programa Aqui Tem Farmácia Popular. O ministro e o prefeito de Santo André, Dr. Aidan Ravin, também  lançaram a pedra fundamental da construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e entregaram as chaves de seis novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O evento aconteceu na área onde será construída a UPA Jardim Santo André, uma unidade do Tipo I, cujo projeto prevê atendimento de até 150 pacientes por dia, com cinco a oito leitos. Alexandre Padilha, juntamente com o prefeito Dr. Aidan Ravin,  descerrou a pedra fundamental da unidade. As obras terão início em 45 dias e devem estar concluídas em dezembro.

O ministro também  entregou mais seis ambulâncias do Samu ao município. A reposição da frota faz parte das diretrizes do Ministério da Saúde e visa manter a qualidade e eficiência no serviço prestado à população andreense. O Samu registra, em média, 40 mil atendimentos ao ano e o índice de reclamação junto a Ouvidoria da cidade é de 0,1%.

Os novos equipamentos  se juntaram à frota atual que conta com 11 viaturas e duas motolâncias. O serviço com motos, aliás, foi inaugurado no final do ano passado. Vale lembrar que Santo André possui um diferencial neste tipo de serviço, já que o atendimento é feito por um enfermeiro e um auxiliar, enquanto que na maioria das cidades o mesmo trabalho fica a cargo somente de auxiliares.

Sobre a hipertensão e o diabetes
A hipertensão e o diabetes são responsáveis por 34% dos óbitos no Brasil. Metade da população acima de 50 anos sofre de pressão alta e 30% dos adultos não sabem que tem a doença. O programa Aqui Tem Farmácia Popular beneficia cerca de 1,3 milhão de pessoas por mês. Destes, aproximadamente 660 mil são hipertensos e 300 mil diabéticos. O governo federal subsidia 90% do valor de referência dos demais medicamentos.

Hospital da Mulher
O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, em Santo André, acaba de conseguir o credenciamento de suas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) junto ao Ministério da Saúde. Na prática, o credenciamento possibilitará que a Secretaria receba repasses do Ministério. No evento desta sexta-feira (4), o ministro Alexandre Padilha e o prefeito Dr. Aidan Ravin assinaram o credenciamento.

Campanha Municipal de Dislipidemia e Campanha de Combate à Dengue
A Prefeitura também deu início no dia 4 às campanhas municipais de Dislipidemia e de Combate à Dengue. A primeira teve início no próprio Jardim Santo André. O mutirão acontece até o dia 18 e o objetivo é identificar na região a demanda de dislipidêmicos, ou seja, moradores com problemas de hipertensão, triglicérides, diabetes e colesterol. A ação é voltada para pessoas com 45 anos ou mais.

Os moradores são cadastrados e o acolhimento é feito por equipe de enfermagem, com aferições da pressão arterial, da circunferência abdominal e do quadril. Na sequência, passam por uma avaliação médica e odontológica. Se necessária, é feita coleta de sangue. “Deste ponto em diante, entra a segunda fase da campanha, que é o acompanhamento clínico caso seja detectada qualquer anormalidade nos exames. Para aqueles que não tenham registrado nenhum problema, vamos fazer a prevenção como, por exemplo, educação alimentar”, explicou o prefeito Dr. Aidan. A campanha atingirá toda a cidade.

Para atender a demanda, foi montada uma grande estrutura com barracas, tendas, biombos de coleta e banheiros químicos, entre outros. As consultas aconteceram  no ônibus da Secretaria de Saúde, equipados com consultórios médico e odontológico. “Estamos preparados para fazer até 200 coletas”, exemplificou Roberta Alvarenga, representante do Laboratório Biofast, responsável pelos exames.

Cuidado com a Saúde
A dislipidemia pode ocorrer de duas formas. Por meio de uma disfunção glandular ou devido à alimentação de forma incorreta. Pessoas acima do peso com hipertensão, diabetes, colesterol e triglicérides aumentados, elevam o risco de eventos coronarianos e acidente vascular cerebral.

A campanha visa detectar pacientes com alterações metabólicas, por meio de exames e fatores de risco. “Muitas pessoas não sabem se são hipertensas, diabéticas ou se seus níveis de colesterol e triglicérides estão elevados. Desta forma poderemos prevenir doenças cardíacas, acidente vascular cerebral  e insuficiência renal no futuro”, afirma Gilberto Bernal, diretor geral da Secretaria de Saúde.

Serviço:
Lançamento da Campanha Nacional de Distribuição Gratuita de Medicamentos
Data: 4 de março de 2011, às 9h30.
Local: Terreno da primeira UPA de Santo André (Rua Sete, s/nº, Jardim Santo André).

SECOM PSA
Nabor Jr. e José Henrique Mioto
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +5511 4433-0137 e 4433-0475

Última modificação emSexta, 11 Março 2011 08:31