11 MAR 2011
Prefeitura de Santo André tapa cerca de 1.800 buracos no feriado de Carnaval

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SOSP) e dos Departamento de Vias Públicas (DVP) e Parques e Áreas Verdes (DPAV), realizaram nos dias de carnaval uma ação conjunta voltada aos serviços de manutenção da cidade, como recuperação asfáltica, capina, pintura de guias e sarjetas, além de serviços de poda e despraguejamento. A ação teve o suporte de mais de 100 funcionários dos departamentos.

As equipes do DVP trabalharam sem descanso em horário estendido para cobrir a maior quantidade de buracos possível. Foram atendidas as ruas do Bairro Jardim, além de região do Parque Novo Oratório, que abrange o setor 3 do Programa Cidade Interativa. Foram 1.712 buracos fechados e 142 toneladas de asfalto utilizadas. A estrutura montada para atender esta operação garantiu a agilidade nos trabalhos. Cada equipe contou com um caminhão basculante, um veículo utilitário para equipamentos e rolos compactadores.

Além dos serviços de recuperação asfáltica, as Ruas do Oratório, Jardim Ana Maria, Marco Aurélio e o Jardim Itapoan foram contempladas com pintura de guias e postes (2.878 metros), além de 98 postes de concreto com 26 sacos de cal. O Boulevard Itambé e várias ruas do centro foram alvo do hidrojateamento (área total de 220 metros quadrados).

O Secretário de Obras e Serviços Públicos, Alberto Rodrigues Casalinho, reforça que os serviços de manutenção são realizados diariamente e que a intensificação dos trabalhos no período de carnaval colabora para resultados positivos e mais duradouros, devido ao baixo fluxo de veículos registrado no período.

O DPAV realizou serviços de despraguejamento, poda e remoção de árvores com risco de queda, além de capina manual, roçagem e recolhimento de lixo. Na Praça Monte Cristo, na Avenidas José Amazonas, Praça da República, Avenida Antônio Cardoso, Escola Américo Brasiliense, Paço, arredores do PA Central, Avenida Industrial e Prestes Maia, no sentido SESC.

As podas e remoções de árvores com risco de queda também foram realizadas de maneira preventiva, totalizando 243 podas e oito árvores removidas, na Rua Ana de Camargo, Nova Zelandia, Praça Julio Dantas, Paço, Avenidas Perimetral, João Ramaho, Boas Vista e Araucária. Foram 39.600 metros de capina manual, focados nas Avenidas Lauro Muller, Novo Horizonte, Príncipe de Gales, José Amazonas, Dom Pedro II, Ramiro Colleoni, Pereira Barreto, Queirós dos Santos, Portugal, Santos Dumont, Firestone, Viaduto Pedro Dell´Antonia, e Rua das Figueiras, Catequese e Bernardino de Campos.

Os serviços de roçagem atingiram 59 locais da cidade, cobrindo uma área de 62.795 mil metros quadrados, na Avenida Industrial com Alameda Sumaré, Alameda dos Pinheiros, Praça Monte Cristo, Rua Catequese, Viaduto Castelo Branco,  Avenida José Amazonas, Industrial, Queirós Filho e arredores da Câmara Municipal e do Paço foram trabalhados. Foi realizada ainda, o recolhimento de lixo em 182 locais, como a Rua 24 de fevereiro, Rua 11 de junho, Avenida Queirós dos Santos, Pereira Barreto, Santos Dummont com Queirós dos Santos, Rua 24 de Maio com Rua Cristóvão Colombo, Viaduto Cassaquera, Avenida Capuava com Giovanni Batista Pirelli, além do largo 3 de Maio, entre outros.

SECOM - PSA

Daniel Betega