14 MAR 2011
Horta Educativa da Craisa retoma atividades educacionais nesta terça-feira (15)

Nesta terça-feira (15 de março), às 9h, tem início a primeira visita à Horta Educativa da Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André (Craisa) em 2011. Desde 2004, o projeto lúdico educa e orienta estudantes das redes pública e privada de ensino sobre a importância dos hábitos alimentares saudáveis. A ação é uma parceria entre a Craisa e o Banco Municipal de Alimentos (BMA).

O passeio tem como objetivo mostrar às crianças e adolescentes todo o ciclo produtivo dos alimentos cultivados na horta. Com 2,8 mil m² de extensão, a horta cultiva hortifrutis como alface, couve, rúcula, cenoura, beterraba, chuchu, repolho, pitanga, manga, cana-de-açúcar a plantas como coentro, cebolinha, salsinha e erva-baleeira. Todos os alimentos cultivados no local são destinados ao Banco de Alimentos.

“As visitas possibilitam o aprendizado para a construção de hábitos alimentares saudáveis, esclarecem o funcionamento do cultivo, cuidados, comercialização e o consumo de hortifruti (frutas e legumes) e demonstram a solidariedade nos Programas de Combate à Fome e ao Desperdício”, explica Ricardo Rautenberg, um dos técnicos agrícolas que monitora as visitas. O grupo de visitantes descobre também algumas curiosidades e cuidados de higiene com frutas e legumes: aprendem como descascar cebola sem “chorar”, por que o abacaxi tem tantos espinhos e não existe árvore de melancia, ou, ainda, como nasce a batata. Para ampliar o alcance da iniciativa, o projeto agrega, na sequência, visitas ao Mercado Atacadista do Grande ABC e ao BMA.

Só em 2010 a horta recebeu mais de 1,9 mil crianças e adolescentes.

[img_assist|nid=5375|title=Só em 2010 a horta recebeu mais de 1,9 mil crianças e adolescentes|desc=|link=none|align=center|width=640|height=424]

Conheça a horta
Escolas ou instituições educacionais interessadas em conhecer o projeto Horta Educativa da Craisa devem entrar em contato com a autarquia ou o BMA pelo telefone (11) 4996-9500, ramais 2029 ou 2031, para agendar visitas. O horário de visitação, que dura em média uma hora e meia, é das 8h às 16h, e ocorre de segunda a sexta-feira.

SERVIÇO:
Horta Educativa da Craisa retoma atividades educacionais
Local: Craisa - Avenida dos Estados, 2.195, bairro Santa Terezinha, em Santo André
Período: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
Informações: (11) 4996-9500, ramais 2029 ou 2031