14 MAR 2011
Santo André promove vistorias em árvores dos principais corredores da cidade

A Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento Parques e Áreas Verdes (DPAV) da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SOSP), promoveu, durante todo o mês de fevereiro, uma grande ação preventiva de vistoria nas árvores da cidade, principalmente naquelas localizadas em vias da região central. Por registrar maior fluxo de veículos e pessoas, além de apresentar as árvores mais antigas e de grande porte, as avenidas Prestes Maia e Portugal foram as escolhidas para este trabalho inédito na cidade.

No total, 735 árvores passaram por exames de diagnóstico de estrutura e nas raízes superficiais, realizado por engenheiros agrônomos do DPAV. A Avenida Prestes Maia foi percorrida de ponta a ponta. Das 350 árvores existentes, quatro necessitam de remoção, pois apresentam risco de queda, e outras quatro passarão por tratamento fitossanitário para o controle de pragas.

A Avenida Portugal também foi alvo de intervenções dos profissionais do DPAV. Nela foram vistoriadas 435 árvores de grande porte, sendo que oito estão em tratamento e outras cinco serão removidas por risco de queda. Cabe ressaltar que todas as árvores retiradas serão repostas com espécies nativas da Mata Atlântica. A próxima área escolhida para o trabalho de análise técnica das árvores plantadas no passeio será a Rua Campos Sales e vias do bairro Casa Branca.

Chuvas de verão
Devido a grande quantidade de chuvas registradas neste verão, Santo André passou por um ano atípico, registrando a queda de 200 árvores no período de 1º de janeiro a 28 de fevereiro. Com este trabalho preventivo, o DPAV espera recuperar a maioria das árvores doentes da cidade e detectar, preventivamente, aquelas que estejam em risco de queda, garantindo que sua queda não ocorra por infestações de pragas urbanas.

SECOM PSA
Daniel Betega