15 MAR 2011
Procon de Santo André divulga Cadastro de Reclamações Fundamentadas em 2010

[img_assist|nid=5387|title=Coletiva Dir. Procon Ana Paula|desc=|link=node|align=center|width=640|height=427]

Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, 15 de março, o Procon de Santo André divulgou, nesta segunda-feira, dia 14, o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2010 – lista das empresas que foram alvos constantes de queixas dos consumidores no ano passado.

O cadastro inclui reclamações atendidas (quando houve acordo entre consumidores e fornecedores) e não atendidas (quando a empresa reclamada não tomou providência em relação às queixas dos consumidores).

O Procon de Santo André registrou 15.465 atendimentos em 2010, o que representa uma queda de 9,81% na comparação com 2009, quando foram contabilizadas 17.149.

Dos 15.465 atendimentos protocolados no ano passado, 80% foram feitos por mulheres. A idade varia entre 21 a 70 anos. Entretanto, as consumidoras que mais fazem reclamações são as que têm entre 41 a 50 anos.

Pelo segundo ano consecutivo, a Telefônica lidera o ranking das empresas mais reclamadas, conforme quadro abaixo.

[img_assist|nid=5388|title=Ana Paula Satcheki – diretora do Procon de Santo André|desc=|link=node|align=center|width=640|height=427]

Clique para ver o Cadastro das Reclamações Fundamentadas de 2010 e 2009

Principais problemas das empresas mais reclamadas – 2010

Telefônica
Cobrança indevida/abusiva
Recusa injustificada em prestar serviço

Serviço não fornecido

Samsung
Garantia (Abrangência, cobertura, etc.)

Falta de peça de reposiçãoProduto entregue incompleto

LG Eletronics
Garantia (Abrangência, cobertura, etc.)
Produto entregue com danos/defeitos
Desistência de compra (cancelamento de compra)

Carrefour Adm. de Cartões
Cobrança indevida