17 MAR 2011
Novo aparelho de raio-x do PA Bangu começa a ser instalado

[img_assist|nid=5398|title=Se não houver nenhum imprevisto, na segunda-feira, dia 21, o aparelho já deve começar a operar|desc=|link=node|align=center|width=640|height=425]

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quarta-feira (16/03) a instalação do novo equipamento de raio-x do Pronto Atendimento (PA) Bangu. Com o fim das obras na sala de raio-x, técnicos da empresa fornecedora do equipamento devem levar até 72 horas para a instalação e realização de testes. Se não houver nenhum imprevisto, na segunda-feira, dia 21, o aparelho já deve começar a operar.

Adquirido em fevereiro, o novo equipamento vem atender a demanda da unidade. Sua instalação só acontece agora devido à necessidade de adequações da sala de raio-x, que passou por reforma. Foram feitos serviços de elétrica, alvenaria, pintura e no sistema de ar-condicionado. Também em fevereiro o PA recebeu um equipamento portátil que possibilitou realizar raio-x de tórax, maior demanda da unidade.

Passam pela unidade de Pronto Atendimento cerca de 430 pacientes por dia, sendo 75% para a clínica médica e 25% na pediatria. São realizados em média 700 procedimentos por dia, como eletrocardiograma, sutura e administração de medicamentos e inalação, entre outros. Com o novo equipamento, a previsão é da realização de 2.600 raios-x por mês.

O Pronto Atendimento Bangu oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas. Do total de 202 funcionários, 71 são da equipe de enfermagem; 59, da equipe médica, e 72, do administrativo.

Investimento

O PA Bangu recebeu também por parte da Prefeitura de Santo André investimento de R$ 260 mil na compra de novos equipamentos e mobiliário. A unidade conta, por exemplo, com novos oxímetros de pulso, ventiladores pulmonares e cadeiras de rodas adulto e infantil.

O mobiliário hospitalar, como macas, camas, divãs, suporte de soro e mesa para instrumental foram comprados, e, para proporcionar maior comodidade aos usuários, adquiridos cadeiras e bancos longarinas, além de móveis de escritório para o trabalho administrativo.

Em visita a unidade, o secretário adjunto da Saúde, Dr. Antonio de Giovanni Neto, e o diretor geral da Secretaria, Dr. Gilberto Bernal Resende, comentaram os investimentos. “São equipamentos que visam melhorar o atendimento e ajudam a salvar vidas”, disse o Dr. Giovanni. Já o Dr. Bernal lembrou que os usuários e os funcionários também foram lembrados. “Ao renovarmos equipamentos e mobiliário, estamos investindo em estrutura para nosso funcionário atender cada vez melhor nosso usuário.”

SECOM PSA
Nabor Jr. e Henrique Mioto
E-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +55 11 4433-0137 / 4433-0475
16 /03 /2011