17 MAR 2011
Sabina Escola Parque do Conhecimento apresenta Monet para crianças

[img_assist|nid=5407|title=Releituras de obras de Monet promovem primeiro contato das crianças com a arte|desc=|link=node|align=center|width=640|height=418]

Vinte sete releituras para crianças de obras do pintor francês Claude Monet compõe a exposição  “Nos Jardins de Monet – Vida e Obra”  que pode ser visitada a partir de amanhã, dia 17, na Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André.  A mostra pode ser visitada até dia 17 de abril.

O acervo da exposição, produzida e organizada pela própria Sabina, foi criado por 24 artistas plásticos representados pela galeria paulistana Mali Villas-Bôas, curadora da mostra, que aceitaram o desafio de criar trabalhos inspirados em Monet.  A galeria também foi responsável pela produção das peças sobre Leonardo da Vinci, na primeira edição do projeto Vida e Arte, realizada em novembro do ano passado.

A exposição tem duração prevista de um mês. Dentre os artistas que aceitaram o convite feito pela galeria figuram Gonçalo Pavanello, de São Bernardo, além de nomes como Luiz Ratto, Nestor Lampros, Yeda Pazian. “Achei maravilhosa a idéia de levar o mundo da cultura e da arte para as crianças" , diz o artista plástico Marcos Oliva, que produziu a obra Ninféias no Parque.

O passeio começa com um filme em linguagem infantil sobre a vida e obra de Monet. Os visitantes são acompanhados por monitores que explicam o acervo, composto também por esculturas. Por fim, participam de oficina de pintura que acontece na parte externa da Sabina, onde em cavaletes poderão reproduzir a natureza como fazia o pintor impressionista.

“Queremos despertar nas crianças a consciência de que existem possibilidades infinitas de criação, além de promover o contato com os grandes mestres da arte”, destaca a coordenadora da Sabina, Silvia Fernanda Sanchez.  Ela acrescenta que a exposição permite que os professores trabalhem temas como meio ambiente, ecologia, promovendo a observação da natureza, do espaço, suas cores e sua transitoriedade.

[img_assist|nid=5409|title=Obras podem ser apreciadas até 17 de abril|desc=|link=node|align=center|width=640|height=438]

Para colaborar para promover o contato das crianças com o mundo da arte, quatro artistas decidiram doar suas obras para a Sabina. Marcos Oliva doou o quadro Ninféias no Parque, Norma Nicolau, doou Ponte Giverny, Joni Simões, Impressão: Monseier Monet e Elena Rotta, Manhã de Monet.  A iniciativa dá início a um acerco de obras de arte da Sabina Escola Parque do Conhecimento. Não houve custo algum para a Sabina e as outras obras voltam para os artistas depois do término da mostra.

SERVIÇO:
Exposição “Nos Jardins de Monet – Vida e Obra”
Local: Sabina Escola Parque do Conhecimento (Rua Juquiá, alt. do nº 135, Bairro Paraíso, Santo André)
Informações:
(11) 4422-2001