17 MAR 2011
Santo André tem inscrições abertas para uma série de cursos profissionalizantes

A Prefeitura de Santo André oferece uma série de cursos profissionalizantes gratuitos para quem deseja trabalhar por conta própria ou aprimorar o currículo na disputa por uma vaga no mercado de trabalho. A maior parte dos cursos tem dois meses de duração com aulas diárias de quatro horas cada, mas há opções mais rápidas e com carga menor. Os interessados devem se dirigir ao Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR), localizado na Avenida Artur de Queirós, 720, bairro Casa Branca, ou entrar em contato pelo telefone (11) 4979-3608.

Os cursos são realizados nos períodos da manhã, tarde e noite, nos cinco Centros Públicos de Formação Profissional (CPFPs) espalhados pelo município. As opções são as seguintes: costura industrial, pedreiro, eletricista, projetista de obras civis, pintor de parede, web design, manicure, panificação, instalador hidráulico, pedicure/calista, marceneiro, depilação, dry wall (gesso acartonado) e informática (básica e avançada).

As inscrições estão permanentemente abertas. Os interessados são cadastrados no CPETR e chamados a participar de acordo com o encerramento das turmas em andamento e a consequente disponibilidade de novas vagas. No ano passado, mais de 4,1 mil pessoas concluíram cursos de qualificação profissional oferecidos pelo CPETR – com direito, inclusive, a cerimônia de formatura com banda musical e presença do prefeito Dr. Aidan Ravin.

Inserção profissional
A qualificação profissional é uma das especialidades do Departamento de Geração de Emprego, Trabalho, Qualificação e Renda (DGETQR), o qual administra o CPETR e está vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de Santo André.  Outro serviço importante é a colocação profissional de pessoas que procuram o CPETR em busca de vagas captadas diretamente em empresas. No ano passado, o CPETR foi responsável pela inserção de 6.538 pessoas no mercado de trabalho, número 32% superior aos 4.956 colocados ao longo de 2009. Somente no primeiro bimestre deste ano, de acordo com levantamento mais recente disponível, foram inseridos 654 trabalhadores, principalmente em empresas da região e residualmente de municípios vizinhos.

SECOM PSA

André Lima – MTB 32.431/144