17 MAR 2011
Santo André escolhe Grupo Gestor de Turismo

Santo André elegeu, nesta quinta-feira (17), os representantes do Grupo Gestor de Turismo. A escolha aconteceu durante o encerramento do primeiro módulo do Projeto de Gestão & Planejamento de Destinos Turísticos, iniciativa do Ministério do Turismo e do Instituto Marca Brasil, em parceria com a Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte Lazer e Turismo, realizado no Paço Municipal. Participaram do evento, coordenado pelo turismólogo Mauro Coutinho, do Instituto Marca Brasil, representantes da municipalidade, empresários e prestadores de serviços, além de entidades com atuação no setor.

Integram o Grupo Gestor de Turismo Marcelo Alciati (Sebrae-SP), Coradini (Consórcio Intermunicipal do ABCD), representantes de agencias de Viagens, além de seis representantes das diversas secretarias municipais, envolvidas na questão do turismo. De acordo com Coutinho, a formação do Grupo Gestor de Turismo é importante, pois trata-se de um espaço de diálogos e discussão de problemas. “A formação do grupo é a maneira de englobar todos os setores. Assim, as ações contemplarão os agentes envolvidos na questão do turismo”, concluiu. O Instituto Marca promoverá outros quatro encontros e o próximo acontece em aproximadamente dois meses.

Para o diretor do Departamento de Turismo da Prefeitura de Santo André, Carlos Roberto Panini, a cidade possui um ótimo potencial turístico e a participação intersetorial engrandece a discussão. “Temos uma rota gastronômica atrativa, ótimos parques e museus, a Sabina e o Teatro Municipal, ressaltando ainda a nossa vedete, a Vila de Paranapiacaba. Estamos também em fase de preparativos para inaugurar o nosso planetário, que, sem dúvida, será mais um forte atrativo turístico. Esse diálogo traz novas possibilidades e a participação dos diversos setores promove uma análise mais profunda para direcionarmos nossas ações com maior eficácia,” comentou o diretor.

Já para o secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Eduardo Sélio Mendes Jr., o seminário foi importante para encontrar os pontos críticos do setor e estabelecer as prioridades das ações para alcançar as metas estabelecidas. “No caso de nossa Secretaria, vamos investir na infraestrutura de Paranapiacaba. Isso permitirá, inclusive, retomarmos as ações com vistas à candidatura da Vila a patrimônio da humanidade pela Unesco”, afirmou.

Santo André foi escolhida pelas potencialidades turísticas
A cidade de Santo André está entre as 16 cidades que integram uma lista com os melhores índices de competitividade do setor turístico do Estado de São Paulo, de um total de 50 municípios em todo o Brasil. Os municípios foram escolhidos após um estudo sobre as potencialidades no setor, realizado pelo Ministério do Turismo e pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado.

O trabalho foi iniciado em 2007 pelo Ministério, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Santo André foi avaliado em 2010 com 61,5 pontos, enquanto a média brasileira foi de 54, numa escala de 0 a 100. O índice é referente à soma de 13 dimensões ligadas à atividade turística. A cidade destacou-se nas categorias Capacidade empresarial (85,2), Aspectos ambientais (82,3), Acesso (78,2), Aspectos sociais (77,0), Economia local (72,2) e Infraestrutura geral (67,3). O levantamento representa uma ferramenta facilitadora para que as cidades possam executar o planejamento estratégico do turismo.

SECOM PSA

Marcos Imbrizi e Thiago Oliveira
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +5511 4433-0137 e 4433-0164
17/03/2011