O Teatro Municipal de Santo André receberá uma atração internacional neste final de semana. A pianista brasileira radicada em Paris Sonia Rubinsky se apresentará no sábado (26) e domingo (27), às 20h, ao lado da Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA). A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência no local. O evento integra calendário alusivo ao Mês da Mulher.
Sonia Rubinsky é uma virtuose do piano, artista internacionalmente reconhecida na música clássica, tendo, inclusive, ganhado um Grammy Latino. Em Santo André ela apresentará o Concerto para piano n.º 21, K 467, em Dó maior de Mozart e a Sinfonia n.º 8 em Dó menor de Bruckner.
Essa última, além do próprio fato de compor a execução integral das sinfonias do compositor – programada pelo Maestro Carlos Moreno entre 2010 e 2011 – é de uma grandiosidade que merece destaque. Segundo o maestro, trata-se de uma “explosão” sinfônica na História da Música.
Sobre Sonia Rubinsky
Sonia Rubinsky nasceu no Brasil, onde iniciou seus estudos com Olga Rizzardo Normanha. Aos 6 anos, deu seu primeiro recital; aos 12, tocou com orquestra como solista. Aos 13 anos, mudou-se para Israel, onde obteve seu bacharelado em música pela Academia Rubin de Jerusalém.
Naquele país teve a oportunidade de tocar para Arthur Rubinstein, que admirou seu temperamento, tendo sido selecionada para
participar do filme "Arthur Rubinstein" em Jerusalém. Aos 21 anos, mudou-se para Nova Iorque para estudar na Juilliard School, onde
obteve seu mestrado e doutorado. Atualmente vive em Paris.
Durante todo o seu percurso, Sonia Rubinsky nunca perdeu o contato artístico e profissional com o Brasil. Recitalista nas grandes salas de concerto nova-iorquinas como Weill Recital Hall (Carnegie Hall), Alice Tully Hall, Merkin Concert Hall e Miller Theatre. Atuou ao lado de orquestras internacionais e, no Brasil, com a Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo e do Rio de Janeiro, Osesp, Orquestra de Campinas, Orquestra da USP e Orquestra da Bahia.
Sonia Rubinsky gravou a integral da obra para piano de Heitor Villa-Lobos em 8 volumes para o selo Naxos, foi mundialmente reconhecida como referência, sendo o primeiro volume escolhido como um dos cinco melhores CDs de 1999 pela revista Gramophone e nomeado para o Grammy do mesmo ano. O quinto volume foi eleito Editor's Choice da revista Gramophone em Outubro de 2006. Em
2009, o oitavo CD recebeu o Grammy Latino como “Best Recording of the Year”, na categoria clássica.
Nomeada por Murray Perahia como Artista em Residência, no Centro Aldwell, em Jerusalém, Israel, Sonia Rubinsky regularmente ministra mater classes no local.
O ano de 2011 marcará sua estreia no Carnegie Hall, em Nova Iorque com New Women's Ensemble, uma orquestra feminina de virtuoses, bem como com a Orquestra Sinfônica de Jerusalém em Israel.
Confira o programa:
W.A. Mozart
Concerto para piano e orquestra n.º 21, em Dó Maior, K 467 – 29 minutos
-Allegro Maestoso
-Andante
-Allegro vivace assai
INTERVALO – 15 minutos
A. Bruckner
-Sinfonia n.º 8, em Dó Menor, WAB 108 – 76 minutos
-Allegro moderato
-Scherzo: Allegro moderato - Trio: Langsam
-Adagio: Feierlich langsam; doch nicht schleppend
-Finale: Feierlich, nicht schnell
SERVIÇO:
Apresentação da pianista Sonia Rubinsky com a Orquestra Sinfônica de Santo André
Data: 26 e 27 de março de 2011, às 20h.
Local: Teatro Municipal de Santo André (Praça IV Centenário, s/nº – Centro).
Ingressos gratuitos. Retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro
Informações: (11) 4433-0789.
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Giovanna Stainoff
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
+55 11 4433-0133
24/03/2011