O prefeito de Santo André, Aidan Ravin, nega qualquer ato de agressão física ou verbal cometido contra o guarda municipal Marcos Pereira da Silva Melo, durante uma abordagem da Guarda Civil Municipal (GCM) a jovens no Paço Municipal na tarde de ontem. Dentro de suas atribuições administrativas, o prefeito Aidan Ravin informa que verificou uma viatura da GCM parada em cima da passarela do Paço, percebendo que os guardas municipais realizavam uma abordagem a adolescentes. O prefeito Aidan Ravin desceu do seu veículo, acompanhado de assessores, para verificar e acompanhar a abordagem dos GCMs aos adolescentes.
Após acompanhar o trabalho dos guardas municipais, sem interferir na realização da abordagem e posteriormente na liberação dos adolescentes por parte dos GCMs, o prefeito Aidan Ravin manifestou sua orientação de tornar o trabalho da GCM de Santo André mais comunitária, mais prestativa e mais presente nos bairros. A nova postura de trabalho da Guarda Civil Municipal de Santo André é uma orientação do prefeito Aidan Ravin a todos os integrantes da corporação.
Preocupado que os superiores hierárquicos reforçassem a nova filosofia de trabalho da GCM, o prefeito Aidan Ravin pediu que o secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública Urbana e Transito, Claudemir José das Neves, o diretor do Departamento de Planejamento e Operações de Segurança, Paulo Ricardo Rodrigues Bento (ex-comandante da GCM), e o próprio comandante da GCM de Santo André, José Roberto Ferreira, conversassem com os guardas. “Eu respeito e valorizo a Guarda Civil Municipal, tanto que lutamos para comprar coletes a todos os seus integrantes, investimos em novas viaturas e desde que criamos a Secretaria de Segurança Pública escolhemos guardas como comandantes da corporação, fato que nunca tinha ocorrido. Lamento que uma ação administrativa e de rotina de o prefeito da cidade querer acompanhar o trabalho de um servidor público provoque uma repercussão distorcida”, enfatizou Aidan.
O comandante da Guarda Civil Municipal de Santo André, José Roberto Ferreira, instaurou uma sindicância para apurar o ocorrido, que ficará a cargo da Corregedoria da GCM. “Vamos apurar os fatos, mas quando cheguei ao local para conversar com o prefeito não percebi nele nenhum nervosismo, nem tampouco alguma agressão física ou verbal cometida contra qualquer guarda. Ele nos pediu uma postura mais comunitária”, ressaltou Ferreira.
Para demonstrar a preocupação e valorização da GCM na gestão Aidan Ravin, segue um resumo dos investimentos na corporação desde janeiro de 2009.
- Modernização da Guarda Civil Municipal (GCM) – Em agosto de 2010, a secretaria investiu R$ 1,9 milhão na modernização dos equipamentos de proteção individual para todos os integrantes da instituição, como coletes balísticos, armamentos, munições, uniformes, algemas, tonfas e viaturas. Pela primeira vez na história da GCM de Santo André, todos os integrantes receberam equipamentos de uma só vez.
- Contratação de agentes da Guarda Civil Municipal – Aumento do efetivo em mais 100 integrantes, visando fortalecer a instituição e proporcionar maior e melhor prestação de serviço de segurança.
- Rondas Operacionais com Motocicletas (Romo) – Implantado em abril de 2009, o programa efetua rondas preventivas com auxílio de motocicletas. Além de proteger bens municipais, os guardas possuem treinamento especializado para atuar em casos de desapropriações e manifestações violentas, além de eventos comemorativos promovidos pela prefeitura.
- Bairro Seguro (Base) – Criado em março de 2009, o programa tem como prioridade rondas preventivas itinerantes efetuadas em praças públicas. O programa é composto por uma viatura de grande porte, a qual é colocada em locais de grande fluxo de pessoas, com cinco guardas, sendo que três fazem rondas com bicicletas.
- Ronda Escolar Municipal (Remu) – Implantado em março de 2009, o programa tem como objetivo efetuar rondas preventivas com foco nas crianças e professores das escolas municipais, priorizando a preservação da vida.
- Ronda Operacional Municipal (Romu) – Criado em março de 2009, o programa conta com veículos de grande porte, que apoia as demais equipes em operação.
- Anjos da Guarda Municipal (AGM) – Implantado em junho de 2010, o programa conta com guardas que atuam como agentes multiplicadores da cultura de prevenção às drogas. Por terem treinamento especializado com policiais do Departamento de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc), os guardas ministram palestras e ações educacionais em escolas municipais, interagindo com alunos, professores e comunidade.
- Corregedoria da Guarda Municipal – Implantada em abril de 2009, a corregedoria tem o objetivo de fiscalizar os integrantes da corporação por intermédio de rondas de disciplina e ordem. Também é responsável pela apuração de infrações disciplinares cometidas por membro da corporação.
Atenciosamente,
Secretaria de Comunicação
Assessoria de Imprensa