Uma reunião na noite desta sexta-feira (25), na sede da GCM (Guarda Civil Municipal) de Santo André, fez com que o prefeito Dr. Aidan Ravin chegasse a um entendimento com a instituição – dois dias antes, abordagem realizada por uma equipe da Romu (Ronda Operacional Municipal) a cinco adolescentes no Paço Municipal gerou um mal entendido, colocando parte da GCM contra o chefe do Executivo andreense.
Dr. Aidan marcou o encontro com os guardas a fim de explicar seu ponto de vista e também ouvir o que os guardas tinham a dizer sobre o fato que gerou a situação desagradável. “Nunca tive a intenção de ofender, humilhar ou maltratar ninguém. Não é da minha índole”, disse o prefeito, reiteradamente, ao longo da reunião que durou 1h30 com quase 50 guardas.
O chefe do Executivo explicou que teve o cuidado de verificar pessoalmente a ação geradora do problema porque estranhou a maneira como os jovens estavam sendo abordados. Ele quis saber o que estava acontecendo, até em função dos diversos vídeos a que teve acesso nos últimos dias sobre a atuação da GCM. O material, veiculado na internet, traz imagens com fundo musical contendo letras que pregam a violência, que não condizem com a conduta esperada pelo prefeito em relação à guarda – ou seja, uma GCM comunitária, prestativa, e não ostensiva e repressiva.
“Os guardas entenderam a minha situação, e chegamos à conclusão de que a ação foi correta. Não podia, em hipótese alguma, deixar que algo errado acontecesse, especialmente diante das informações que havia recebido sobre supostas ações abusivas de alguns guardas”, afirmou.
Após prefeito e GCM chegarem a um entendimento, Dr. Aidan ressaltou que a situação precisava ser resolvida o mais rapidamente possível “para o bem da população” – uma reunião estava agendada para segunda-feira (28). “Não podíamos esperar. Precisávamos resolver o quanto antes esta situação. Ficou claro, após esta nossa conversa, que não foi o prefeito ou a mesmo a Guarda os beneficiados, e sim os munícipes.”
Por fim, Dr. Aidan fez questão de reafirmar o compromisso de colocar à disposição do munícipe andreense uma GCM capaz de garantir o respeito, a integridade e a segurança dos cidadãos de bem.
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Leandro Laranjeira
E-mail: lhmlaranjeira@santoandre.sp.gov.br
Telefone: +55 11 4433-0194
25/03/2011
Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre