A Sabina Escola Parque do Conhecimento participa de homenagem a um dos maiores geneticistas do País e criador de um de um dos primeiros espaços dedicados ao ensino da ciência de forma lúdica - a Estação Ciência - ao receber a exposição "Expedição Pavan", que deve permanecer no espaço por no mínimo seis meses. A mostra, idealizada pela Estação Ciência - Centro de Difusão Científica Tecnológica e Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e a Associação dos Amigos da Ciência, traz a vida e a obra do professor e cientista Crodowaldo Pavan.
Nascido em Campinas e formado pela Universidade de São Paulo (USP), ele é considerado um dos primeiros estudiosos brasileiros no campo da genética, formou dezenas de pesquisadores no Brasil e nos Estados Unidos, publicou trabalhos de repercussão internacional e liderou algumas das instituições científicas brasileiras mais importantes, até seu falecimento em 2009. A exposição tem caráter itinerante, devendo passar pelos centros de ciências e museus mais relevantes no Estado de São Paulo.
Imagens em 3D da mosca Rhynchosciara americana, cuja análise de Pavan revolucionou os conceitos vigentes na época sobre DNA, prometem ser a principal atração da exposição que traz, ainda, grandes esculturas com as várias fases de vida da mosca, desde a condição de larvas até o animal adulto; modelos de DNA com projeções em 3D, e imagens em RGB - técnica que permite a visão de figuras diferentes em uma mesma superfície conforme o filtro de cor com que se olha - , bem como objetos pessoais, livros e ilustrações, prêmios e homenagens, além de vídeo com depoimentos do professor Pavan.
[img_assist|nid=5474|title=Mosca Americana estudada por Pavan está em tamanho gigante na exposição|desc=|link=none|align=center|width=640|height=427]
Serviço:
Exposição Expedição Pavan
Local: Sabina – Escola Parque do Conhecimento (Rua Juquiá, s/nº, Bairro Paraíso – Santo André)
Funcionamento: De terça-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, apenas para escolas e grupos agendados. Aos finais de semana e feriados, aberta ao público das 9h às 17h30, com fechamento da bilheteria às 16h.
Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 10, com meia entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos.
Informações – (11) 4422-2001
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Paola Zanei Bonilha - Mtb 26.606/SP
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +55 11 4433-0115 / 4433-0134
28/03/2011